Reunião regional de Saúde realizada em Socorro trata sobre campanhas periódicas e coronavírus

Secretário de Saúde protocolou pedido de tomógrafo para o município

A reunião periódica da Comissão Intergestores Regional (CIR), organizada pelo Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS VII), ligada à Secretaria Estadual de Saúde, aconteceu no Centro Administrativo Municipal “Prof. Imir Baladi”, em Socorro, na manhã de quinta-feira (12). Participaram da reunião, representantes da Secretaria Estadual de Saúde e de municípios integrantes da regional de Campinas.

Dentre os temas abordados, estão a atualização sobre as campanhas de combate às arboviroses (dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela) e a vacinação contra gripe (influenza), que terá início em 23 de março, com “Dia D” em 09 de maio. A vacina contra gripe não combate o coronavírus (Covid-19).

Sobre o coronavírus, foram reiteradas orientações sobre o contágio e as maneiras de prevenção, como a constante higienização das mãos e o cuidado no contato com boca e olhos. As equipes de Vigilância em Saúde, e demais profissionais da área, trabalham conforme os protocolos de atendimento estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Devido à velocidade da transmissão do coronavírus, os protocolos estão sendo atualizados com frequência.

Algumas orientações prévias recomendam que as pessoas evitem aglomerações e somente procurem o hospital e unidades de saúde em caso de extrema necessidade, para evitar a proliferação do vírus. O paciente que apresentar os sintomas do coronavírus, como febre, tosse e falta de ar, devem procurar o hospital ou a unidade de saúde mais próxima de sua residência, evitando ao máximo o contato com outras pessoas.

Socorro não registra nenhum caso suspeito de coronavírus, entretanto já houve notificações da doença em algumas cidades da região. “A prevenção com relação ao coronavírus é importante, mas não podemos descuidar da proliferação de outras doenças como dengue e sarampo” – comentou o secretário municipal de Saúde, Ricardo Lopes.

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde protocolou um pedido para que Socorro receba um equipamento de tomografia.