Sala Verde será inaugurada no Horto Municipal na Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, convida toda a comunidade socorrense a participar das ações da Semana do Meio Ambiente, que acontecem de 2 a de 8 junho.

Limpeza do Rio do Peixe

No domingo, 2, a partir das 8 horas, com concentração no Centro de Lazer do Trabalhador, e apoio do Projeto Piracema, será realizada uma ação com o objetivo de limpar trechos urbanos do Rio do Peixe, retirando lixo e mostrando como o descarte irregular de resíduos sólidos pode comprometer uma das maiores riquezas da cidade: o rio.

Plantio e passeio turístico ecológico

Na quarta-feira, 5, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará com alunos do Projeto Vem Ser, da Secretaria de Cidadania, um passeio turístico ecológico no caminho turístico do Serrote, finalizando a ação com o plantio de mudas nativas produzidas pelo viveiro municipal na Fazenda 7 Senhoras, também no bairro do Serrote. A previsão é que o plantio ocorra a partir das 9 horas.

Na ação, as crianças terão a oportunidade de ter contato direto com as riquezas naturais da cidade, saber da importância da preservação dos diferentes ecossistemas e as diversas consequências positivas do plantio de mudas. Serão destacadas ações que apontem para a melhoria na qualidade do ar, tendo em vista que o tema definido pela ONU para o Dia do Meio Ambiente 2019 é “Poluição do ar”.

De acordo com Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Henrique Cézar, outras ações estarão ocorrendo de forma paralela e a população deve participar. “Nosso viveiro municipal estará de portas abertas para a população nesta próxima semana. Todos aqueles que desejarem realizar um plantio na Semana do Meio Ambiente devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ou ainda o Complexo Ambiental, no bairro das Lavras de Baixo, indicar onde será realizado o plantio e retirar a muda”, explica.

Conscientização com a CORENOVA

Na quinta-feira, 6, a partir das 8h30, a Prefeitura irá apoiar e participar da ação de Conscientização sobre a importância da Coleta Seletiva no bairro do Oratório, ação realizada pela CORENOVA (Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança).

Sala Verde no Horto

Fechando a programação, no sábado, 8, a partir das 9h30, acontece a inauguração da Sala Verde no Horto Municipal. O Projeto consiste na criação de espaços onde são desenvolvidas ações de cunho ambiental com intuito de propagar informações relacionadas à natureza e formar cidadãos preocupados com a agenda ambientalista.

A iniciativa tomou forma a partir de um chamamento público lançado pela Pprefeitura, que selecionou a Associação Parcel, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), para o desenvolvimento de uma série de propostas ambientais, como as implantações de um museu didático acessível e de um Núcleo de Educação Ambiental e Animal (NEAA).

A Sala Verde de Socorro, batizada de Rio do Peixe, funcionará no Horto Municipal e vai oferecer diversas atividades ao público, tais como exibição de filmes do Circuito Tela Verde, realização de ecoturismo em parceria com empreendimentos do turismo rural local, promoção de oficinas e capacitações, além do passeio “Um Dia no Horto”.

Para o Prefeito Municipal, André Bozola, as ações são importantes para despertar a atenção da população. “As ações da Semana do Meio Ambiente, na verdade, devem ser rotineiras em nosso cotidiano. Queremos com a ajuda de todas as entidades ambientalistas da cidade sensibilizar a população sobre a importância de cuidados e preservação de nossa maior riqueza, a natureza”, destaca o prefeito.

Estão previstas também visitas ao Canil Municipal e o lançamento de uma campanha sobre a importância da separação do lixo orgânico para ampliar o projeto de compostagem na cidade. Mais informações pelo telefone (19) 3855-9677.