Saúde realiza balanço dos dois meses de gestão e divulga próximas ações

Diretor do Departamento de Saúde

Diretor do Departamento de Saúde

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro realizou balanço dos dois primeiros meses da nova gestão. São muitas as mudanças e o processo de reestruturação está só iniciando, segundo informou o Diretor do Departamento.

Contratação de Médicos

Após mutirão cirúrgico realizado na Santa Casa na última semana do mês de Fevereiro, parceria do Departamento de Saúde da Prefeitura e a Santa Casa, a Prefeitura anunciou a contratação de médicos de diversas especialidades, alguns inclusive já iniciaram seus atendimentos ainda no mesmo mês. São eles:

– Dr. Davi Paulo Peloso (clínico geral e cardiologista);

– Dr. Jeyber Daoud Braz (cardiogeriatra);

– Dr. Fabiano de Oliveira Moraes (ortopedista);

– Dra. Daniela Débora Gonçalves (clínica geral e dermatologia);

– Dr. Carlos Henrique Fontana Vieira  (ginecologista);

– Dr. Paulo Henrique Brochini (urologista);

– Dr. Marcelo Amoedo (ecocardiografista);

– Dr. Marcos Verzani (ortopedista).

Com estes profissionais, Socorro voltou a assistir sua população na própria cidade nas áreas de cardiologia, urologia e dermatologia, além de proporcionar a expansão no atendimento de clínica médica, ortopedia e ginecologia, áreas consideradas essenciais e de vital importância para o desenvolvimento do programa de saúde. Desta forma, apenas nas áreas de cardiologia e clínica geral, especialidades onde historicamente sempre houve grande procura, foram oferecidas 979 novas consultas.

Médicos

Mais contratações em Março

Para o mês de março, o Departamento de Saúde anuncia a inclusão de dois novos ortopedistas para a cobertura de ortopedia da Santa Casa. O hospital, até então contava com apenas dois ortopedistas na sua equipe e a partir de agora aumentará a assistência para a urgência e emergência nesta área. São eles:

– Dr. Marcos Aurélio Verzani

– Dr. Fabiano de Oliveira Moraes.

Também para o mês de março a Prefeitura está negociando com novo pediatra, obstetra (pré-natal) e equipe de cirurgia geral, além de implantação de ambulatório de Saúde do Homem. A Prefeitura já estabeleceu parceria com profissional médico do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, visando abreviar o tempo de espera para pacientes com necessidades cirúrgicas na área de cardiologia.

CONISCA

Cabe informar que várias especialidades ainda foram mantidas pelo CONISCA: neurologia, anestesia, oftalmologia, exames de teste ergométrico e Holter e inúmeras cirurgias que são realizadas através daquela instituição: otorrinolaringologia, oftalmologia (catarata e pterígio) e pequenas cirurgias.

Programa Pró-Santa Casa

A população de Socorro também voltou a ser contemplada pelo programa Pró-Santa Casa, após negociação do Departamento de Saúde da Prefeitura com a Diretoria Regional de Saúde, que resultou no perdão de uma dívida de cerca de R$ 180.000,00 e consequentemente, houve a reativação da verba mensal para realização de cirurgias de catarata, fraturas, varizes e hérnias.

Para o mês de março foram oferecidas 200 vagas para ultrassonografia e 60 vagas para ecocardiografia. Os recursos do AME estão sendo utilizados de forma plena e, garantindo assim, a realização de inúmeros exames como tomografia, colonoscopia, endoscopia, densitometria óssea, mamografia e outros exames de várias especialidades.

Reabertura de Farmácias e Postos de Saúde

A Prefeitura reabriu a farmácia do Posto do Jardim Araújo, primeira etapa de um processo que irá permitir que medicações sejam  dispensadas em todos os postos da cidade, não só nos que já existem, como nos que serão reabertos.

Neste sentido, já no mês de março, o Posto do Bairro dos Moraes, após passar por reforma estrutural estará reabrindo para atendimento médico. Este é apenas o primeiro dos cinco postos que estão previstos para voltar a prestar atendimento médico nos próximos meses. Os outros são os postos de saúde do Rio do Peixe, da Chave e do Jaboticabal, além da abertura do Posto de Saúde da Família do São Bento.

Farmácia

Saúde na Escola

Além disso, algumas ações estão em curso. Numa parceria entre o Departamento de Saúde e o Departamento da Educação, entre os dias 11 e 15 de Março, haverá uma mobilização da Saúde na Escola, com foco inicial em obesidade e saúde ocular. Este será um projeto piloto para um programa que pretende se estender para todas as escolas e creches do município no restante do ano. Está previsto já para o mês de Abril a Semana de Prevenção da Osteoporose.

Instalação do SAMU

A Prefeitura informa ainda que as negociações para instalação do SAMU, visando cuidados em situações de urgência e emergência, estão avançadas e prevê uma resolução ainda para este ano.

Informatização da Rede

A Prefeitura firmou um contrato para informatização de toda a rede de saúde. Desta forma haverá uma maior integração de todos os setores de saúde permitindo uma resolução mais eficiente dos problemas, racionalizando o emprego do recurso público e otimizando os serviços prestados para que uma parcela cada vez maior seja contemplada com um atendimento público de qualidade.

Reforma do Posto Central e construção da Central de Agendamento

Além disso, a reforma do Posto de Saúde Central e a Construção da Central de Agendamentos entraram em fase de conclusão. Apesar dos transtornos que estas reformas têm gerado para o atendimento neste início de ano, de forma geral, a população tem entendido que tais reformas proporcionará uma significativa melhora na qualidade do atendimento e resultará num acesso mais fácil e rápido a exames e profissionais das diversas áreas médicas.

Atenção especial do Executivo

O Prefeito entende que a saúde do município ficou relegada a um segundo plano por muito tempo e pretende reparar esta situação, colocando a saúde como prioridade de seu governo. Apesar do pouco tempo de trabalho, pouco mais de dois meses, o Prefeito juntamente com o seu Departamento de Saúde tem trabalhado incessantemente para que as reformas ocorram o mais rapidamente possível.

Em relação às inúmeras cobranças por parte de uma parcela da população neste início de gestão, o Prefeito informa:

“Apesar do pouco tempo de trabalho estamos avançando rapidamente em inúmeras questões urgentes e muito em breve nossa população vai sentir o efeito destas mudanças de forma positiva. Não peço paciência, pois neste setor, eu mesmo tenho urgência para implementação das mudanças, mas precisamos fazer isto de  forma organizada, partindo de um planejamento lógico e que irá promover as tão sonhadas mudanças de forma definitiva. O que eu peço é compreensão, pois mudanças profundas estão acontecendo e isto demanda tempo para que ocorram. Volto a dizer que em pouco tempo a população irá sentir os efeitos destas mudanças e garanto, teremos uma saúde modelo em nosso município.”

Compartilhe:

Voltar