Secretaria de Cultura e Museu de Socorro promove “Workshop sobre Zeladoria do Patrimônio”

A Secretaria Municipal de Cultura e o Museu de Arte Sacra de São Paulo em intermédio do SISEM, em parceria com o Museu Municipal “ Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, inicia quarta-feira dia 06 de novembro, um Workshop com o tema, “Zeladoria do Patrimônio”. O evento será gratuito e realizado no Museu Municipal, localizado na Rua Antônio Leopoldino, 185 – Centro, Socorro-SP.

O projeto com execução de ações educativas em consonância à qualificação e revivi-o de bens culturais, respeitando a disposição dos aparelhamentos e, precipuamente, das características históricas inerentes, lançando mão de posturas de conservação e manutenção, perseguindo a máxima sustentabilidade da sua arquitetura e memória.

O Estudo da Zeladoria consiste na construção de bases ao entendimento e absorção da cultura da preservação, dentro de um processo composto de noções de conservação preventiva, zeladoria, manutenção periódica, diagnóstico de danos, encaminhando aprendizes para o desempenho de trabalho na área. Trata-se, contudo, de um programa sólido de valorização cultural e histórica, que tem o imo de salvaguardar as estruturas que remanescem, através do conhecimento e pleno entendimento, fazendo perdurar, no tempo e espaço, tais reminiscências e que essas sejam, por consequente, acessíveis, em seu sentido mais lato.

A Zeladoria do Patrimônio consiste na capacidade de entendimento da essência, transformações e estágio de um bem e de uma história. Trata-se da plena imersão nos valores que constituem e alinham a corporeidade e a imaterialidade do patrimônio. É um trabalho investigativo, interpretativo, profundo e construtivo, pois, a partir desta compreensão, surgem ações no sentido da sua conservação.

Workshop Zeladoria do Patrimônio

Data: 06 de novembro