Secretaria de Educação realiza projeto alimentar nas creches municipais

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nos dias 6 e 7 de maio, o projeto “Educação Nutricional”, nas creches municipais “Professora Jandira Ferreira de Andrade” e “Professora Maria Aparecida Tasca Oliveira”.

“Os primeiros anos de vida de uma criança são caracterizados por rápida velocidade de crescimento e desenvolvimento, tendo a alimentação um papel fundamental para assegurar que tais fenômenos ocorram de forma adequada”- afirma as nutricionistas da prefeitura, Roberta Zucato Fundelo Zanesco e Rosângela Guimarães de Moraes Pereira.

A qualidade e a quantidade de alimentos consumidos pela criança são aspectos críticos e têm repercussões ao longo de toda a vida, associando-se ao perfil de saúde e nutrição, já que a infância é um dos estágios da vida biologicamente mais vulnerável às deficiências e aos distúrbios nutricionais. Com isso, as profissionais da saúde enfatizam a importância da alimentação saudável e aconselham as famílias para a alimentação nos primeiros anos de vida.

A formação de bons hábitos alimentares deve começar o mais cedo possível, por isso é importante apresentar à criança uma grande variedade de alimentos, sempre dando preferência aos mais nutritivos, como frutas, legumes e verduras, sucos naturais, frango sem pele, carnes magras, peixes, arroz, feijões e produtos integrais.

“É natural que a criança rejeite alguns deles em um primeiro momento, mas isso não significa que devam ser retirados da dieta. O melhor é voltar a oferecer os alimentos rejeitados depois de alguns dias. O ideal é que se ofereça a maior variedade possível de alimentos, para que o paladar da criança se acostume com diferentes sabores, cores e texturas”- comenta a nutricionista, Rosângela Guimarães de Moraes Pereira.

O projeto ainda continua em andamento nas demais creches do município.