Secretaria de Meio Ambiente desenvolve projeto de recuperação hidrológica no município

No mês de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente efetuou plantio de mudas nativas em uma nascente degradada no Bairro do Oratório.

O plantio fez parte do projeto de iniciativa voltada à recuperação hidrológica dos afluentes da microbacia do Rio do Peixe.

“Existe uma clara correlação entre a presença de vegetação e a disponibilidade e qualidade da água” comentou o secretário de Meio Ambiente, Henrique Cézar.

“O Rio do Peixe é de suma importância para nosso desenvolvimento. Não só o nosso, mas também dos outros municípios que ele atravessa. Dessa forma, quaisquer ações que o preservem são prontamente apoiadas pela nossa administração”, informou o Secretário Henrique Cézar.

Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem efetuando o cadastramento dos proprietários interessados no desenvolvimento de ações conjuntas visando à restauração das nascentes e afluentes do Rio do Peixe.

Para o cadastramento os proprietários dos imóveis não devem possuir quaisquer compromissos ambientais decorrentes de multas, licenças ou termos de recuperação ambiental.

Após cadastramento, uma equipe de técnicos da secretaria irá avalia o local e o categorizar quanto à prioridade de restauração. São avaliadas diversas características do imóvel e seguindo critérios técnicos são elencadas as espécies indicadas para plantio.

Proprietários interessados podem cadastrar seus imóveis junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Centro Administrativo Municipal “Prof. Imir Baladi”, sede da Prefeitura.