Prefeitura e agricultores do município participam de Seminário de Fruticultura Sustentável

A Secretaria Municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através do Departamento de Desenvolvimento Rural vem realizando inúmeras ações de apoio ao produtor rural do município em formações da cadeia produtiva de fruticultura, para uma produção sustentável.

O projeto teve início no ano de 2016, com palestras, excursões técnicas, seminários, sempre com acompanhamentos de técnicos, visando aprimorar o conhecimento dos agricultores e novos contatos para ampliar seus negócios.

O diretor do Departamento, Paulo Lorensini, comenta sobre o projeto: “Estamos criando mais uma parceria com o agricultor familiar socorrense, para que possam aproveitar as oportunidades do mercado e vender seu produto em melhores condições”.

No mês de novembro de 2019, cerca de 12 fruticultores, acompanhados pela engenheira agrônoma, Salete Torres Ishikawa, participaram do Seminário de Fruticultura Sustentável, em São Bento do Sapucaí- SP.

O evento contou com palestras e capacitações práticas, dentre elas: manejo do solo, adubação verde, preparo de biofertilizantes, e o bokashi adubo orgânico que possibilitam o plantio sustentável de fruteiras, bem como a sua manutenção.

A expectativa do Departamento de Desenvolvimento Rural é ampliar o horizonte do produtor rural com capacitações, conhecimentos para melhor sustentabilidade na fruticultura. O município e favorável para cultura de frutas como; abacate, atemóia, ameixa, maracujá, uva e frutas vermelhas amora, cereja e framboesa, com custos reduzidos, aumentando a lucratividade independentemente do tamanho do pomar.