Secretaria Meio Ambiente realiza evento “Praticas de Produção e Mudas de Mandioquinhas”

A Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por intermédio do Departamento de Desenvolvimento Rural em parceria com Embrapa, Agro Minas e Casa Bugre promoveram nos dias 23 e 24 setembro, no bairro Currupira, o evento “Praticas de Produção e Mudas de Mandioquinhas”.

A palestra foi ministrada pelo Pesquisador Embrapa Engenheiro Agrônomo, Nuno Madeira e da Casa Bugre o representante Engenheiro Agrônomo, Gustavo Takeshi, com os temas:- Tratamento Alternativo para Produções de Mudas e Manejo de Nematoide na Mandioquinha.

“A proposta deste dia de campo é levar técnicas de manejo, preparo, tratamento e tecnologia nas produções de mudas de mandioquinhas aos produtores rurais de Socorro, com a finalidade de produzirem suas próprias mudas com qualidade e baixo custo. O resultado geral foi acima da media com mais de 50 produtores e produtoras do bairro Currupira e região”- comenta o diretor do departamento, Paulo Lorensini

O engajamento e presenças das mulheres produtoras rurais foi de grande importância, pois essa atividade pode gerar renda extras em suas propriedades.

“O foco principal para ter sucesso no plantio de mandioquinha está relacionado as mudas. O produtor tem investido muito na parte de nutrição de plantas, no preparo de solo e a partir de seleção de plantas matriz de alta produtividade, com produção alta, vigor alto com sanidade, sem sintomas de doenças” – ressalta o Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Embrapa Dr. Nuno Madeira.

Compartilhe:

Voltar