Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza ações de sensibilização e conscientização na preservação dos recursos naturais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem realizando parcerias com organizações não governamentais e associações de produtores rurais, para a realização de ações de sensibilização e conscientização de alunos, professores e a população em geral para a preservação dos recursos naturais.

Na semana passada a equipe procurou valorizar o trabalho de um agricultor que vem mudando a realidade de sua propriedade quanto a proteção de nascentes e conservação dos recursos hídricos. Por outro lado a Secretaria Municipal de Educação estará realizando visitas aos alunos das escolas municipais, buscando sensibiliza-los a essa preservação.

No dia 27 do mês passado a equipe esteve presente na propriedade do produtor rural de Socorro, José Roque Raimundo de Souza, juntamente com membros da Associação Ambiental Conexão Jaboti (AACJ), Associação Rural da Micro Bacia do Bairro do Jaboticabal (AMJA), alunos da Escola Municipal do Bairro do Livramento,e os alunos da Escola Municipal Ivan Galvão de França de Águas de Lindóia.

Nessa visita o proprietário nos explicou a importância da conscientização dos produtores rurais. Disse ele: “Os produtores rurais devem dar mais valor às nascentes em suas propriedades, conservando-as“.

O produtor também que, a nascente em questão é de suma importância, já que abastece todo o seu sítio, assim como sua granja, principal fonte de renda da propriedade, enfatizando sempre a necessidade de preservar e recuperar as nascentes.

José Roque contou historias e falou do amor pelas crianças, pois confiava nelas o futuro do planeta. E todas as crianças e adultos presentes participaram da oração da água, que é de praxe em todos os anos nesta data – Dia Mundial da Água, a celebração da benção das águas pela Associação Ambiental Conexão Jaboti.

Na oportunidade vários dos presentes usaram da palavra ressaltar a importância desta data valorizando trabalho do agricultor e das parcerias em todo o processo de recuperação de nascentes.

Essa visita teve como objetivo, conscientizar as crianças, fazendo com que elas possam ter um contato mais direto com um ambiente totalmente preservado. Ouvir causos do Zé Roque que a vida inteira dependeu da agricultura, e que mesmo assim nunca descuidou do meio ambiente em que vive. Também foi lembrado o dia 22 de Março, Dia Mundial da ÁGUA, comemoração criada pela ONU por recomendação da ECO-92, realizado no Rio de Janeiro.

Além das professoras e da orientadora Denise, estiveram presentes a engenheira agrônoma Salete de Fátima Torres, da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, Valdete de Fátima Pereira da AACJ e Oralina Mosso Ariboni da AMJA.