Secretaria Municipal de Saúde zera fila por cirurgias de catarata

A Secretaria Municipal de Saúde realizou a operação de 342 pacientes de catarata em 2018, através de diversos mutirões, zerando a fila por este procedimento. As cirurgias foram realizadas com recursos do Ministério da Saúde e parte com próprio municipal. Os procedimentos também tiveram apoio da Santa Casa de Socorro. “Os pacientes de catarata podem surgir diariamente, mas podemos dizer que zeramos a demanda dos casos conhecidos até o momento” – esclarece o secretário de Saúde, Ricardo Lopes. Os mutirões vão continuar em 2019, beneficiando os pacientes com catarata.

A catarata é uma opacificação do cristalino do olho, com ou sem diminuição da capacidade visual. Pode afetar um ou ambos os olhos e é frequente desenvolver-se lentamente. Os sintomas podem incluir visão desfocada, diminuição de sensibilidade às cores, halos à volta das luzes, dificuldade em observar luzes brilhantes e dificuldade em ver durante a noite. O diagnóstico pode ser confirmado através de consultas com oftalmologistas na rede pública de saúde.