Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece no início de agosto


Participantes da “Hora do Mamaço” em 2019

A Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM, oficialmente estabelecida pela Organização Mundial da Saúde – OMS e pela Unicef em 1992, acontece de 1º a 7 de agosto.

A Semana Mundial de 2020 se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e seu povo.

A amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas. O leite materno é um alimento natural e renovável, ambientalmente seguro e ecológico, porque é produzido e entregue ao consumidor com o mínimo de poluição, embalagem ou desperdício. Cada vez que uma mãe oferece a seu filho leite de vaca (e/ou fórmula infantil), ela não pode imaginar o quanto ela está prejudicando não só a saúde de seu bebê como também a de nosso planeta.

O tema está alinhado com a área temática 3 da SMAM-ODS 2030, o qual alinha as campanhas em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e que destaca os vínculos entre a amamentação, o meio ambiente e as mudanças climáticas.

Socorro participou da campanha nos anos anteriores, realizando a “Hora do Mamaço”, que consiste na reunião de mulheres para amamentar e conversar sobre assunto. “Este ano teríamos a quinta edição da Hora do Mamaço em Socorro, porém, devido à pandemia de Coronavírus e às restrições de distanciamento social, não será possível realizar o encontro, mas devemos sempre lembrar da importância da amamentação, que é um ato natural e deve ser respeitado” – comentou a enfermeira Carolina Mazolini Monteiro, da Estratégia Saúde da Família da UBS Parque Ferrúcio/Aparecidinha, que coordenou os encontros nos anos anteriores.

Compartilhe: