Socorro alcança 100% de cobertura da atenção básica de saúde

Prefeito anuncia construção de novo laboratório municipal

O município de Socorro atingiu o índice de 100% de cobertura da atenção básica de saúde. Segundo informações do Ministério da Saúde, o nível histórico foi alcançado em novembro de 2018.

No início do primeiro mandato da atual administração municipal, o índice de Estratégia Saúde da Família – ESF em Socorro era de 37,01%, quando havia quatro equipes implantadas, nas unidades do Parque Ferrúcio, Vila Palmira, Oratório e Jardim Santa Cruz.

A partir de 2013, foram implantadas seis novas equipes de Estratégia Saúde da Família – ESF. Os postos do São Bento e Rio do Peixe foram abertos e receberam suas equipes de ESF. A unidade do Jardim Araújo foi ampliada e passou a ter uma equipe de ESF. A unidade dos Moraes também adotou a ESF e, em breve, estará em novo prédio, que está sendo construído. O posto de saúde do Salto foi construído e inaugurado com sua equipe de ESF. Mais recentemente, o Centro de Saúde também passou a ter uma equipe de ESF, o que colaborou significativamente para que a cobertura de 100% fosse alcançada.

As unidades que já possuíam equipes de ESF também receberam melhorias. As unidades Parque Ferrúcio e Vila Palmira foram ampliadas. Já nos bairros Oratório e Jardim Santa Cruz, foram construídos e inaugurados novos postos de saúde. Os antigos estavam localizados em imóveis alugados.

Além disso tudo, houve a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e da Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar – EMAD, que se tornou possível após a vinda do SAMU para Socorro, ainda no primeiro mandato da gestão “Trabalho de Todos”, quando também foi inaugurado outro importante serviço que é o Centro de Referência da Mulher, com prédio próprio construído ao lado do Centro de Saúde.

Outros serviços contribuíram para o avanço da saúde em Socorro como a Central de Agendamentos e o Centro de Reabilitação em Fisioterapia. Assim como a aquisição de diversos veículos como ônibus, vans e ambulâncias, para o transporte de pacientes com mais conforto e segurança.

O prefeito André Bozola compartilha deste resultado com todos os colabores da Secretaria de Saúde e demais setores ligados à área: “A melhoria da qualidade de vida da população socorrense é o nosso compromisso mais importante. Investir na atenção básica se provou uma decisão acertada em nossa administração. Este índice histórico comprova a nossa dedicação por um atendimento humanizado na saúde pública, o qual continuaremos aprimorando durante nossa gestão. Aproveito para anunciar que a construção do novo laboratório municipal já foi licitada. A obra será realizada ao lado do Centro de Saúde, para trazer mais praticidade aos munícipes. O trabalho não para!” – concluiu o prefeito.