Charles Gonçalves ministra orientações sobre a prática do rafting para alunos da rede municipal de educação.Na data de 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por isso, a Prefeitura da Estância de Socorro, por meio dos departamentos de Meio Ambiente e Turismo e da Secretaria de Educação, em parceria com a ACES e o COMTUR, está desenvolvendo ao longo da semana atividades educativas sobre preservação ambiental e realizando a entrega da edição especial da revista Terrinha da Gente, que fala sobre Socorro e é destinada às crianças.

Três mil alunos da rede municipal de educação vão receber exemplares da revista em troca da doação de uma garrafa PET de 2 litros que será utilizada no projeto Luzes de Natal 2015. A realização da revista é da EPTV e os custos foram totalmente financiados com dinheiro de empresas do turismo de Socorro.

Ao todo, são 15 mil exemplares. Além dos três mil distribuídos aos alunos, o restante será destinado a estudantes de escolas particulares de Socorro, ao empresariado local e a instituições de ensino da região, segundo informações do Departamento de Turismo.

As atividades em comemoração à semana do meio ambiente começaram segunda-feira (01). Devido à chuva, alunos da rede municipal assistiram a um documentário com posterior debate sobre preservação ambiental e realizaram o plantio de Ipês amarelos no Centro Cultural. Depois, receberam a Terrinha da Gente em troca da entrega das garrafas PET.

Na terça (02) e na quarta (03), foram realizadas duas caminhadas – de manhã e à tarde – na trilha rumo ao Mirante do Cristo, onde os estudantes de 4º e 5º anos do ensino fundamental foram conduzidos pelo diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Savoy, e recolheram os lixos que encontraram pelo caminho. A CPFL, em parceria com a Fundação de Ensino ROGE, produziu folders e banners sobre a importância da preservação da água e entregou o material às crianças.

Depois, já no Mirante, os alunos participaram de uma rápida conversa sobre compostagem e também ouviram dicas de como praticar rafting e stand up com o coordenador do Núcleo de Turismo de Aventura do COMTUR, Charles Gonçalves. Na sequência, comeram frutas e receberam a revista em troca das garrafas. Uma equipe de reportagem da EPTV esteve em Socorro para cobrir o evento.

O diretor de Meio Ambiente Marcelo Savoy comentou o trabalho: “Por incrível que pareça, é mais fácil e gratificante trabalhar com crianças do que com adultos, porque elas entendem rápido e têm um potencial multiplicador das informações. A cada criança que conscientizamos, no mínimo estamos educando mais dois adultos – pai e mãe.”

Savoy também ressaltou que durante as atividades não houve a produção de nenhum tipo de resíduo. As cascas de frutas foram levadas para a compostagem.

Já a chefe do serviço de turismo, Deise Formagio, falou sobre a revista Terrinha da Gente: “É um sonho do Departamento de Turismo produzir um material como esse em uma semana comemorativa para que a população conheça o potencial turístico de Socorro. Somos conhecidos internacionalmente e às vezes o próprio munícipe desconhece”, enfatizou.

O prefeito André Bozola acompanhou parte das atividades e falou às crianças: “É muito importante que cada um aqui faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente. O futuro são vocês”, afirmou.
Alunos coletaram lixo durante caminhada até o Mirante do Cristo, em celebração à Semana Mundial do Meio AmbienteAlunos receberam revista Terrinha da Gente em troca da entrega de garrafas PET para o Luzes de Natal 2015

Turismo Socorro

Circuito das Águas Paulista