Socorro é a primeira cidade do estado a implantar o “Cidades Digitais”

cidades-site

Selecionada na primeira chamada do projeto “Cidades Digitais” do Ministério das Comunicações, Socorro é a pioneira do estado de São Paulo a implantar a fibra ótica para internet de alta velocidade. Ao todo, incluindo a primeira e segunda chamada, São Paulo teve 35 municípios selecionados, dentre os 342 contemplados a nível nacional.

A empresa Petcon, licitada pelo Ministério e responsável pela implantação dos 16 km de fibra ótica em Socorro, iniciou os trabalhos, coordenados pela Divisão de Informática da Prefeitura, no final de outubro com previsão de conclusão em dezembro, então se iniciará uma fase de testes e treinamentos, até meados de 2014, quando o sistema estará de fato operante.

Socorro atendeu todas as exigências técnicas e legais em tempo hábil e conseguiu ser a primeira no estado de São Paulo a implantar a fibra ótica, que interligará 20 prédios públicos municipais. Além disso, serão disponibilizados três pontos de acesso gratuito à população, que serão a Praça da Matriz, Biblioteca Municipal (Palácio das Águias) e Rodoviária. Depois de implantada a fibra ótica será doada ao município, que poderá estudar formas de ampliar sua utilização.

O projeto “Cidades Digitais” proporcionará ao município, além da implantação da fibra ótica, a instalação de sistemas administrativos conhecidos como “e-gov”, nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Estes sistemas trarão maior agilidade e melhor qualidade no atendimento à população, assim como na transparência pública.

Em função do “Cidades Digitais”, o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, irá destinar a Socorro vagas exclusivas para capacitar profissionais em manutenção de redes e sistemas, entre outros. O acordo foi firmado no início deste ano pelo Prefeito André Bozola, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília.