Socorro é contemplado com Creche-Escola do Governo Estadual

Maquete do Projeto "Creche Escola" a ser implantado em Socorro

Maquete ilustrativa da creche que será instalada em Socorro ainda em 2013

O Governo do Estado de São Paulo instituiu pelo Decreto no. 57.367, de 26 de setembro de 2011, o Programa “Ação Educacional Estado/Município/Educação Infantil” – Creche Escola, que tem como justificativa, entre outras, oferecer aos municípios, apoio técnico e financeiro para ampliar o atendimento à Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica. Dados de pesquisa têm comprovado que aquelas crianças com escolaridade na Educação Infantil têm melhor desempenho no Ensino Fundamental.

O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Para sua implantação foram definidos critérios de vulnerabilidade sócio-educacional dos municípios, bem como propostos modelos de creche com capacidade de atender de 70 a 150 crianças.

O Prefeito esteve na tarde de terça-feira (26) em São Paulo avistando-se com o Secretário Rodrigo Garcia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, confirmando a contemplação do município de Socorro ao programa, para atender as necessidades da demanda da cidade, através de uma creche com capacidade de atendimento de até 150 crianças, oportunidade em que assinou Termo de Adesão ao Programa Creche Escola, atendendo a indicação do Deputado Estadual Edmir Chedid.

A implantação da creche será em área próxima ao Centro Administrativo/Prefeitura Municipal e o Conjunto Habitacional, com sua conclusão prevista ainda para 2013. O Termo do Convênio foi enviado a Câmara Municipal da Estância de Socorro, para apreciação dos vereadores.

Segundo o Secretário Rodrigo Garcia, o Programa Creche Escola é desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e da Educação, que possibilita a construção de unidades para a Educação Infantil nos municípios que possuem grande demanda por creches em áreas com situação de vulnerabilidade.

O Prefeito, exultante com essa conquista, assinala que o objetivo dessa implantação é garantir o direito da criança à educação e o da família de manter os seus filhos em equipamentos públicos adequados, propiciando a mãe trabalhadora, tranqüilidade com a educação e a segurança de seus filhos. “Com a implantação em Socorro dessa nova creche, nenhuma criança ficará sem vaga, todas serão atendidas”,  diz o Prefeito.

O benefício apontado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Educação por esse programa, se baseia em pesquisas que comprovam que têm melhor desempenho escolar as crianças que ingressam no sistema educacional na faixa etária que precede o Ensino Fundamental.

Creche Escola

Compartilhe: