Socorro foi destaque no encontro nacional das Cidades Digitais em Fortaleza

O município de Socorro foi um dos destaques do encontro nacional das Cidades Digitais, realizado em Fortaleza (CE) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, de 28 a 30 de novembro.

Durante o painel que reuniu prefeitos e coordenadores do Cidades Digitais, o diretor do Departamento de Comunicação e Tecnologia da Prefeitura de Socorro, Rafael Pompeu,  foi convidado para expor detalhes sobre a implantação do projeto no município. Socorro foi a primeira cidade do estado de São Paulo a implantar a fibra ótica de internet banda larga do Cidades Digitais, e uma das primeiras do país.

A fibra ótica do Cidades Digitais interliga e provê internet de alta velocidade para os prédios públicos municipais, gerando mais agilidade e qualidade no processamento de dados entre as unidades e, assim, melhorando o atendimento à população. Além de prover internet gratuita via wi-fi em três pontos da cidade: Praça da Matriz, Rodoviária e Palácio das Águias.

A Prefeitura de Socorro pretende expandir o uso do Cidades Digitais, ampliando a cobertura da rede e instalando novos pontos de wi-fi gratuito para a população, o que já é uma premissa do projeto.

Recentemente, através de outra parceria com o Ministério, Socorro recebeu modems de internet para as unidades de saúde e educação da zona rural, o que está melhorando consideravelmente a comunicação entre essas unidades, a população e a Administração Municipal.

Outros pleitos apresentados ao Ministério pelo Departamento de Comunicação e Tecnologia são a implantação do projeto “Minha Cidade Inteligente”, a criação do primeiro canal de televisão de Socorro, o Canal da Cidadania, e de uma rádio educativa.

O Departamento também é responsável pela migração do sinal dos canais de televisão para o sistema digital em alta resolução. Atualmente, somente a Rede Vida já oferece este sinal em Socorro, e a EPTV, afiliada de Rede Globo, se encontra em fase de implantação. Segundo informação obtida neste encontro em Fortaleza, o desligamento do sinal analógico para municípios do tamanho de Socorro está previsto somente para 2023, porém, a Prefeitura está buscando a migração dos demais canais, junto às empresas responsáveis, para oferecer à população o sinal com melhor qualidade de imagem e som.

Turismo Socorro

Circuito das Águas Paulista