Defesa Civil instala pluviômetro eletrônicoUma equipe de técnicos da Defesa Civil de São Paulo realizou na tarde desta terça-feira, 17, a instalação de um pluviômetro eletrônico na Estação de Tratamento de Água de Socorro (ETA), localizada no caminho turístico do Rio do Peixe. A novidade permitirá à Defesa Civil municipal o monitoramento online e em tempo real da quantidade de chuvas, em milímetros.

Antes, o monitoramento era feito manualmente, uma vez por dia, no início da manhã. Agora, com o pluviômetro eletrônico, a prevenção diante do risco de desastres – como as enchentes – será muito mais eficaz devido ao acompanhamento em tempo real por parte da Defesa Civil de Socorro. O coordenador municipal da Defesa Civil, Lourenço do Prado, acompanhou a instalação do dispositivo.

O pluviômetro é um equipamento simples que mede a quantidade de chuvas em milímetros. O dispositivo eletrônico é equipado com um chip semelhante ao de um celular, que envia a informação da quantidade de precipitação para a central de monitoramento. A energia para o funcionamento do pluviômetro é obtida através de um painel solar acoplado.

Apesar da grave crise de seca enfrentada desde o ano passado, Socorro registrou em 2015 o maior nível de chuvas para o mês de fevereiro nos últimos 12 anos, desde que as medições começaram a ser feitas: 349,5 milímetros.
Instalação do pluviômetro eletrônico na ETA da Sabesp

Turismo Socorro