Socorro sediou reunião regional de gestores de saúde

A Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na quarta-feira (05), uma reunião itinerante da Comissão de Intergestores da Regional de Bragança Paulista – CIR.

Essas reuniões têm o objetivo de aproximar e conhecer a realidade dos municípios participantes e especialmente, para dar visibilidade às ações e compromissos da entidade. Estas reuniões recebem o apoio técnico do governo estadual.

O evento foi realizado no Auditório da Prefeitura Municipal de Socorro e contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, secretários municipais de Saúde dos municípios da região e demais técnicos.

O secretário de Saúde de Socorro, Ricardo Lopes, fez as honras da casa e recepcionou os seus colegas secretários e demais participantes do evento que teve como finalidade, discutir diversas pautas de interesse coletivo dos municípios.

Na ocasião, a diretora do Departamento da Regional de Saúde de Campinas (DRS VII), Mirella Povinelli, deu início à reunião com a apresentação da pauta, que incluía melhorias no serviço do SAMU, com a revisão e adequação do protocolo de atendimento e a apresentação da renovação da licença de funcionamento da base do SAMU de Socorro e outros municípios pelo Ministério da Saúde, atestando que a base local está apta para continuar o exercício.

Também foi feita apresentação de dados pela Secretaria de Estado de Saúde sobre a situação de incidentes com escorpião nos municípios da região de Bragança. Nesta pauta, o secretário de Saúde Ricardo Lopes reivindicou uma melhor assistência do governo estadual, para que não falte o soro em nosso município e a possibilidade da criação de um plano de contingência para combate ao escorpião.

Foi homologado um projeto para pleiteio de uma academia da saúde para o município de Socorro, com instalação no bairro Jardim Araújo.

E por fim, houve a apresentação dos resultados de avaliação feita pela DRSVII na Santa Casa de Socorro, após uma visita no dia 13 de novembro, que contou também com a presença de representantes da HUSF, secretário municipal de Saúde de Socorro, diretoria e técnicos do hospital. A visita teve como intuito conhecer os serviços prestados pela instituição e a possibilidade de expansão. Os dados apresentados serão levados ao Mistério da Saúde para pleitear melhorias, entre ela a implantação de uma maternidade.

“A reunião é um importante momento para a apresentação dos principais problemas enfrentados na saúde pública dos municípios, neste espaço buscamos formas de solucioná-los por meio de troca de experiências e intervenção do estado” – concluiu o secretário de Saúde, Ricardo Lopes.