Com o objetivo de divulgar produtos do turismo rural, promover o segmento e capacitar os participantes com informações técnicas e gerenciais, será realizado em três dias, de 07 (domingo) a 09 (terça-feira) de setembro o V Encontro Paulista de Turismo Rural, tendo como sede o município de Socorro.

O evento tem apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo –SELT, do Núcleo de Agronegócios da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), sendo organizado pela Associação Paulista de Turismo Rural em parceria com o IDESTRUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural.

Os participantes que estiverem no evento poderão se integrar a uma programação diversificada, com palestras e oficinas técnicas, além de painel com as atividades parceiras SENAC SP, SEBRAE SP e FECOMÉRCIO, focando uma nova visão para o Desenvolvimento e Mercado do Turismo Rural Paulista.

“Este encontro itinerante é um dos berços do turismo rural paulista e tem como destaque o Panorama Paulista de Turismo Rural, com a apresentação de 16 núcleos regionais que mostram sua ruralidade, potencialidades e estratégias de desenvolvimento”, diz Andréia Roque, Presidente do IDESTRUR.

Segundo Cláudio Valverde, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, o cenário multifacetado do solo paulista permite mesclar a simplicidade do passado com o conforto do mundo moderno por intermédio do turismo rural.

“O encontro apresenta uma programação para gestores públicos, academias, empreendimentos de turismo rural, bem como alunos dos cursos da área de turismo e hotelaria”, informa Jerônimo Mariano, da Secretaria Municipal de Turismo de Socorro.  No primeiro dia haverá abertura com a presença das autoridades e o cerimonial de praxe, no segundo palestras e apresentação do “Vitrine Rural”, onde os Núcleos de Turismo Rural de todo o Estado, apresentarão e debaterão os rumos do segmento. E no terceiro dia, acontecerão as visitas técnicas e oficinas práticas, acrescenta Jerônimo.

A programação completa se desenvolverá assim:

DIA 07/09 – DOMINGO – 1º DIA

18h30 às 21h – Abertura Oficial do Evento

Mesa de Abertura do 5º Encontro Paulista de Turismo Rural. Cerimônia de Abertura com Ruralidade, música, gastronomia e bem receber.

•Convidados: Secretário de Turismo Claudio Valverde, Prefeito de Socorro André Bozola, Marcelo Calado Fecomércio, Roberto Rodrigues FGV, Jessica Nogueira SENAC SP entre outros.
•Autoridades e Lideranças do Turismo Rural Paulista, Operadores e Agentes de Viagens e Convidados.
•Coquetel nas tendas organizado pelo Núcleo de Turismo Rural de Socorro no Centro Administrativo/ Prefeitura
•Apresentação Musical

DIA 08/09- SEGUNDA-FEIRA –  2º DIA

08h00 às 09h00 – Credenciamento e Café Rural –

09h00 às 09h30 – Apresentação do Material Turismo Rural da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo SELT e da APRECESP Turismo Rural  APRECESP

09h30 às 10h30 –  Turismo Rural como nova identidade do Agronegócio Paulista: Professor Roberto Rodrigues Coordenador do Núcleo de Agronegócios da FGV São Paulo.

10h30 às 11h00 –  Café com Prosa

11h00 às 12h00 – Uso Inteligente da Tecnologia para Valorização e Promoção da Tradição eRuralidade do Turismo Rural Paulista: Palestrante Convidado Parceiro SEBRAE/SP – ER Campinas.   Palestrante:

12h00 às 14h00 – Almoço da Roça organizado pelo Núcleo de Turismo Rural de Socorro – Local:  Jardins do Centro Administrativo.

14h00 às 17h00 – Vitrines Rurais Paulista: Apresentações dos Núcleos Paulistas de Turismo Rural

• Núcleo de Turismo Rural de Socorro
• Ribeirão Preto e Região
• Café com Leite
• Circuito das Frutas
• Circuito Entre Serras e Águas
• Fazendas Históricas Paulistas
• Núcleo de Itu e Região
• Noroeste Paulista
• Vale do Paraíba Histórico
• Vale do Paraíba e Mantiqueira
• Sorocaba e Região
• Núcleo de Turismo Rural de São Roque
• São Bento do Sapucaí – Núcleo Cantagalo
• Novos Destinos

17h00 às  17h30 – Café Rural  (Núcleo de Turismo Rural de Socorro) com Atração Cultural

17h30 às 18h30 –  Palestra –  Coordenação SENAC SP  Jorge Fauzen –  Desenvolvimento territorial: Turismo Rural faz parte desta importante etapa.

18h30 às 19h00 – Diálogos Sobre Turismo Rural   Coordenação Marcelo Calado Fecomércio.

19h00– Encerramento – Carta Paulista de Turismo Rural  Andreia Roque Associação Paulista de Turismo Rural.

DIA 09/09- TERÇA-FEIRA –  3º DIA-  EVENTOS PARALELOS

08h00 às 09h30 – Assembleia Anual da Associação Paulista de Turismo Rural.

09h30 às 11h00 – Oficinas de Aprendizagem do Turismo Rural, Mercado, Hotelaria entre outros temas de inovação. Salas: Guarda Mirim, Sala dos Conselhos Municipais, Auditório da Prefeitura, Sala da Educação (treinamentos)

1) Empreendedorismo no Turismo – SENAC /ITAPIRA

2) Estratégias de Marketing na Internet – SENAC/ ITAPIRA

3) Desenvolvimento de Produtos – ABRATURR SP

4) Como pesquisar dados e Fatos do Turismo Rural IDESTUR

12h00 às 13h30 – Almoço

14h00 às 16h00 – Visita Técnica – Vivendo Experiências (por adesão)

– 1ª opção – Campo dos Sonhos – Visita técnica à acessibilidade e ao projeto de sustentabilidade. Propriedade de grande porte. (Visita – nos apartamentos acessíveis – canil interno – equipamentos de lazer com acessibilidade; produção de café e cachaça, minhocario e projeto de reutilização dos resíduos).

– 2ª opção – Fazenda Sant’ana – Propriedade familiar de pequeno porte. Visita monitorada à propriedade na tulha – Museu com peças locais, Casas adaptadas, Casa sede e criação de carneiros.

Turismo Socorro

Circuito das Águas Paulista