Troca de sonda passa a ser realizada em postos de saúde

Procedimento era realizado apenas no hospital; novidade leva mais conforto e economia a pacientes

Enfermeiras preparam material para realizar troca de sonda

Pensando em proporcionar comodidade e bem-estar aos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde passou a disponibilizar o procedimento de troca de sonda vesical de demora nos postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Centro de Saúde II. Antes, o método só era realizado no hospital.

A sonda vesical de demora leva esse nome porque é utilizada quando o paciente permanece com ela durante longos períodos na bexiga, e tem objetivo de controlar o volume urinário, possibilitar a eliminação da urina em pacientes imobilizados, inconscientes ou com obstrução, ou em pós-operatório de cirurgias urológicas.

A novidade garante mais comodidade, conforto e economia aos pacientes, pois os mesmos não precisam se deslocar até o hospital nem arcar com os custos do procedimento – antes, pagava-se pelo material utilizado e também pelo serviço, enquanto a Prefeitura os oferece gratuitamente.

Pacientes acamados, que antes precisavam acionar uma ambulância para se deslocar até o hospital, agora são atendidos no conforto de casa. Recomenda-se procurar pela unidade de saúde mais próxima da residência. A troca da sonda é realizada pelas enfermeiras dos respectivos postos com ESF.