Volume inesperado de chuvas e lixo no córrego do Barrocão provocaram pontos de alagamento

Prefeitura iniciou a limpeza de pontos atingidos pela enchente logo após a chuva

A Prefeitura Municipal da Estância de Socorro informa que os pontos de alagamentos registrados no centro da cidade no início da noite de domingo (25), foram provocados por um inesperado volume de chuvas em um pequeno intervalo de tempo e excesso de lixo no córrego do Barrocão.

De acordo com dados da Defesa Civil de Socorro, o esperado para chover durante todo o dia, mais o volume extraordinário, concentraram-se em menos de 30 minutos na região do ribeirão do Barrocão. Além disto, membros da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Serviços, em trabalhos realizados deste o início da noite deste domingo, identificaram muito lixo no córrego localizado na região central. O grande volume de chuva, somado a quantidade de lixo, provocou a obstrução de parte do córrego, fazendo com que a água transbordasse na região central.

Ainda na noite de domingo, funcionários da Secretaria de Serviços e membros da Defesa Civil, com o apoio da Guarda Civil Municipal, realizaram a limpeza emergencial das ruas centrais Campos Sales, Treze de Maio, José Ângelo Calafiori, Capitão Sobrinho, Dr. Alfredo de Carvalho Pinto, XV de Novembro e Antonio Leopoldino.

Logo nas primeiras horas desta segunda-feira (26), o Departamento de Limpeza Pública retomou a limpeza das ruas centrais e funcionários do Departamento de Obras trabalham na limpeza e adequação do córrego do Barrocão na região central da cidade.

O Departamento de Estradas Rurais desobstruiu a Estrada do Barrocão que dá acesso ao Hotel Alpes das Águas e atende duas regiões prioritárias afetadas pelas chuvas, nos bairros Visconde e Salto. Na sequência, o Departamento atenderá as regiões conforme prioridades dos bairros mais atingidos pelas chuvas, até a normalização para retomada dos cronogramas de trabalho.

Como ainda são aguardadas novas chuvas durante os próximos dias, a Secretaria de Serviços reforça o pedido para que a população siga o cronograma da coleta de lixo, não realizando descarte em locais irregulares ou mesmo depositando em dias que não contam com coleta. Todas as equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços e Guarda Civil Municipal estão em regime de plantão até que a situação seja normalizada.

Todas as regiões atingidas pela chuva serão atendidas com o serviço de limpeza pública. Contudo, diante da grande demanda, a normalização pode levar alguns dias. Registro de ocorrência pode ser realizado pelo telefone (19) 3895-9550 ou na própria Guarda Civil Municipal, através do (19) 3895-1085 ou 153. A Prefeitura Municipal lamenta o ocorrido e trabalha para minimizar ao máximo os transtornos aos cidadãos socorrenses.

Obras recentes resolvem problemas

Duas importantes obras realizadas recentemente pela Prefeitura Municipal apresentaram soluções à problemas de escoamento de águas pluviais. As duas elevatórias construídas na Rua José Batista Pereira de Araújo, que recebem as águas das Ruas Leduíno Paschoalotti e Antonio Pereira Pinto não apresentaram problemas de escoamento neste domingo. O mesmo aconteceu na Rua Nicolau Correa Bueno, que mesmo diante do grande volume de água não registrou transbordamento.

Limpeza noite de domingo

Desobstrução da Estrada que da acesso ao Valle das Águas no Salto

Desobstrução na Estrada Municipal do Barrocão nesta segunda

Limpeza do córrego que corta a Rua José Ângelo Calafiori