Ata 239

Ata 239 – set 2015

ATA  239 – Ao décimo quarto dia do mês de Setembro de 2015, na sala municipal dos conselhos “Vivaldo Lopes Martins” – Centro Administrativo, realizou-se a reunião Ordinária do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. Na abertura o Presidente, Dr. Vitório, solicita a que a secretaria faça a leitura da ata anterior, aprovada por unanimidade. Dr. Vitorio completou com a informação de que as solicitações que haviam sido citadas na ata da reunião anterior foram feitas ao Dr. André Bozola, prefeito municipal e estão em andamento, conforme acordado. Passando para a pauta da Tesouraria, Sr. Dircineu de Lima comunicou que o saldo do FUMTUR na Prefeitura Municipal é de R$ 178.320,00 (Cento e setenta e oito mil, trezentos e vinte reais)  e que não conseguiu retirar o saldo da conta do COMTUR na ACES. Dos 194mil que haviam no FUMTUR, R$ 3.000,00 foram pagos à Equipotel, R$ 3.000,00 como incentivo ao Off Road e R$ 5.000,00 para o Enduro da Divisa . Dr. Vitorio ainda lembrou que destes R$ 178mil, R$ 130mil estão comprometidos com o Luzes de Natal, sobrando R$ 48.320,00 para serem utilizados até o final deste ano, além da suplementação. Dr. Vitorio também informou que a conta do COMTUR na ACES será transferida para a SICOOB e os boletos serão geradas pela secretaria dos Conselhos, Sra. Luciana, com a supervisão da Deise Formágio. Seguindo, Dr. Vitório apresentou o Promotor de Justiça de Socorro- 1ª vara, Dr. Elias Baracat Chaib para ministrar sobre a Lei do Silêncio e sobre a poluição sonora. Reforçou sobre a importância de estarmos atento ao Plano Diretor de Socorro que contempla todas as informações que o turismo necessita, dentre outros assuntos;  Seguindo, como segundo assunto da pauta, Tayra e Lucas da EPTV apresentaram alguns conceitos da Globo para divulgação do “Luzes de Natal Socorro” e que após esta reunião redigirão uma proposta para ser apresentada ao COMTUR. Falando sobre o Projeto “Luzes de Natal”, Charles comentou sobre a não realização de reuniões com a Comissão do Projeto “Luzes de Natal” o qual faz parte; Seguindo, Daniel e Ana Luiza Russo apresentaram a proposta de pacotes para trabalhar o Marketing digital da cidade de Socorro, apresentando o  novo layout do site socorro.tur. Após a apresentação, Dr. Vitorio colocou em votação se os conselheiros aprovam ou não a mudança da forma de cobrança do COMTUR e por 8 a 01 o projeto será implantado; José Fernandes Franco fora convidado pelo Dr. Vitorio para explanar sobre o Plano Diretor de Turismo de Socorro que está sendo coordenado pela Professora Mariana de SP. José Fernandes, explicou todo o andamento da ação e convidou que no dia 21/9/15 haverá uma assembleia na Camara Municipal para votação e aprovação do mesmo e pediu a presença de todos os envolvidos; Luiz Alberto Mercadante, representante do Núcleo de Turismo Rural de Socorro, esteve presente nesta reunião para oficializar o convite da Inauguração do Espaço “Estação Socorro” na antiga Rodoviária no dia 08/10/15 às 20h. Informou que o local após a inauguração ficará aberto todos os dias das 10h as 20h e servirá cafés, sucos, lanches e venderá produtos do Turismo Rural e Artesanato; Como próximo assunto, Gabriel do ICA e Mario Pares apresentou o Projeto Cultural que será implantado na Fazenda Sant’ana, para valorizar as manifestações culturais da cidade. O projeto foi bem visto por todos os presentes que, incentivará a ação; Dr. Vitorio comentou que no próximo final de semana de 17 a 20/9/15,a cidade de Socorro receberá o Seminário da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de turismo de São Paulo e passou a programação aos presentes e pediu envolvimento dos empresários na ação; Silvana Pereira, assessora de imprensa do Turismo de Socorro- COMTUR, apresentou, como pauta seguinte, as principais ações desenvolvidas: Seguindo, Elizandra comentou que os empresários do Núcleo de Hospedagem farão uma visita técnica para a Equipotel no próximo dia 15/09 e participarão do Curso de Governança do SENAC com a parceria do SEBRAE- Campinas nos dias 29 e 30/9; Em Seguida, Rosangela Politano apresentou as noticias do COMUC e pediu apoio dos empresários para divulgação das ações de cultura do departamento; Sobre a pauta da Aventura, Charles, como porta-voz, comentou sobre as reuniões itinerantes, sobre as ações de turismo no Mês de Setembro e sobre o 11º Congresso de Ecoturismo da ABETA em Brotas, além da visita dos participantes em Socorro no dia 27/09 no Parque dos Sonhos para conhecimento das boas praticas de Acessibilidade; Também foram comentados sobre os resultados positivos do:  Workshop do Artesanato, realizado no ultimo final de semana despertando para a necessidade de fortalecer o segmento, sobre o Socorro Off road e sobre as falhas e deficiências no Produto “Gruta do Anjo”, oferecido ao turista. Candinho também comentou que na Revista “Sentidos” existem algumas informações equivocadas sobre a cidade; Finalizando a reunião, Tiago Faria comentou que para 2016 haverá uma grande possibilidade de realizar o “Encontro dos Carros antigos” para o feriado de 07 de Setembro. Finalizados os assuntos, Dr. Vitorio Zuccon encerrou a reunião agradecendo a presença de todos. Ata redigida por Elizandra Bueno de Godoy e assinada pela diretoria presente.