Prefeitura de Socorro realiza mutirão de cirurgias de catarata e pterígio

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro realizou um mutirão de catarata e pterígio, em parceria com o Hospital dos Olhos, em Bragança Paulista, na manhã de sexta-feira (11). Foram atendidos cinquenta e seis pacientes, em breve teremos outro mutirão.

“Novos casos de catarata e pterígio podem surgir a qualquer momento. Mas é afirmamos que estamos atendendo a demanda existente até agora” – comentou a secretária de Saúde, Indira Andrade.

“Agradeço ao Hospital dos Olhos de Bragança Paulista, pela parceria na realização de mais este mutirão, que proporciona significante melhoria na qualidade de vida destas pessoas” – agradece o prefeito, Ricardo Lopes.

A catarata é uma opacificação do cristalino do olho, com ou sem diminuição da capacidade visual. Pode afetar um ou ambos os olhos e é comum desenvolver-se lentamente. A doença é mais comum em pessoas com mais de quarenta anos. O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. A cirurgia de catarata é considerada de baixa complexidade e o paciente se recupera rapidamente

O pterígio é um crescimento que começa no tecido transparente do olho e pode se difundir para a córnea. O tumor triangular benigno pode ocorrer em um dos olhos ou nos dois. É mais comum em pessoas que passam muito tempo ao sol, como aquelas que trabalham ao ar livre. O tumor indolor pode ser ligeiramente protuberante e conter vasos sanguíneos visíveis. Pode causar irritação e afetar a visão. Em geral, não é necessário um tratamento. Colírios ou cirurgia podem ajudar em casos graves.