Pular para o conteúdo

Secretaria Meio Ambiente divulga Censo de Árvores Urbanas 2021

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Socorro em parceria com o Departamento de Biologia da PUC-Rio apresentou os resultados do Censo Arbóreo – 2021, que levantou dados quantitativos e qualitativos da arborização urbana de Socorro. Na ultima terça-feira (21).

O trabalho contou com a coordenação do Prof. Dr. Richieri Antônio Sartori e voluntários do Arboriza Socorro. Durante a apresentação dos resultados, o Prof. Richieri detalhou a metodologia usada para o levantamento, os resultados encontrados e as próximas etapas a serem realizadas.

Em relação ao Censo, além da quantidade de indivíduos e das espécies de árvores existentes, foram avaliadas suas condições de saúde e se geram algum tipo de problema no calçamento e rede elétrica.

“As árvores dentro da cidade têm inúmeras funções destacando-se o seu papel na redução da temperatura e dos ruídos, a interação com a fauna, o sequestro de carbono e fornecimento de momentos de lazer em sua interação com o homem. O levantamento das árvores é o primeiro passo para planejar a arborização de Socorro”. – cita o Prof. Richieri Sartori.

O levantamento contemplou exclusivamente as áreas públicas urbanas e identificou 5.044 indivíduos arbóreos pertencentes à 189 espécies. As espécies mais encontradas foram resedá e murta.  Um dos resultados do trabalho foi o mapeamento da arborização por bairro, apontando aqueles com maior presença de arborização urbana e os bairros com deficitários nesse quesito.

Além disso, foi realizada uma comparação entre os dados levantados nos Censos Arbóreos de 2011 e 2021, que permitiu identificar as mudanças ocorridas na arborização de Socorro ao longo desses 10 anos.

“As informações do Censo orientarão a formulação de políticas públicas e planos de ação para o Programa Arboriza Socorro. Estamos gratos por este apoio do Prof. Richieri e de todo o grupo de voluntários que viabilizou o Censo Arbóreo a custo zero para o município“- comenta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

O Censo das árvores urbanas faz parte do Programa Arboriza Socorro que pretende ampliar as áreas com vegetação arbórea na cidade, tornando a cidade mais verde e adequando as espécies de árvores aos locais onde serão plantadas.

Os dados do levantamento das árvores serão disponibilizados em breve no endereço https://meioambiente.socorro.sp.gov.br/

Compartilhe:
Top