Pular para o conteúdo

Desenvolvimento Rural realiza segundo Dia de Campo sobre Sistemas Agroflorestais

O Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro realizou, dia 28/09, o segundo Dia de Campo sobre Sistemas Agroflorestais. Com foco no manejo da matéria orgânica do solo, a ação é parte do projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos e ocorreu na Estação Agroecológica Municipal, um espaço público e experimental, onde foram plantados quatro modelos demonstrativos de agrofloresta, entre eles o sistema com foco produtivo em café e abacate.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos propõe um modelo de arranjo que desenvolve o café sombreado, com a proposta de colheita de cafés especiais. O diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira explica que o mercado valoriza este produto. “As condições de sombreamento em cafezais são utilizadas em diversos países para a produção de cafés especiais, pois proporcionam maturação mais lenta dos grãos. Essa é uma estratégia rentável, principalmente para pequenos e médios produtores que, por meio do uso racional de um espaço, podem produzir outras frutas e até madeira, gerando diversificação de renda e valorização do produto no mercado”, comenta.

Uma das formas de criar o sombreamento na cultura do café é pelo sistema agrofloresta. Diferentemente do simples consórcio, os sistemas agroflorestais promovem o enriquecimento da fertilidade do solo ao longo do tempo, produzindo biomassa e matéria orgânica.

No dia de campo, a biomassa da adubação verde plantada foi manejada para o fortalecimento das mudas e foi introduzido o “cavaco”, material oriundo de podas trituradas na cidade, enriquecendo o solo.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. O projeto conta ainda com apoio da CATI e da Associação Ambientalista Copaíba.

Interessados em conhecer mais sobre o cultivo de café e abacate em Sistemas Agroflorestais podem se informar no Departamento de Desenvolvimento Rural – no Espaço do Produtor (Praça Rachid José Maluf, nº 180); ou pelo telefone (19) 3895-6430.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.