Pular para o conteúdo

Socorro recebe prêmio por redução de casos de Sífilis Congênita

A cidade de Socorro foi premiada hoje, 12 de novembro, em São Paulo, pelas ações que resultaram na diminuição dos casos de sífilis congênita — a transmissão da bactéria da mãe para o bebê. A cerimônia fez parte da 9ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, evento promovido pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP em parceria com a Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Durante o evento, foi realizada a 6ª Edição do Prêmio Luiza Matida Transmissão Vertical HIV/Sífilis, que premiou 288 municípios paulistas.

O Prêmio ‘Luiza Matida’ reconhece ações e trabalhos voltados para a eliminação da transmissão vertical da sífilis congênita e por atingir indicadores de impacto. A sífilis congênita é causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou no parto. A linha de cuidado da Sífilis e Sífilis Congênita envolve a Atenção Primária em Saúde. A rede de saúde de Socorro se destaca pelo trabalho em eliminar a doença, garantindo a saúde de gestantes e bebês, com o empenho e dedicação dos profissionais envolvidos.

A sífilis é uma doença grave, mas evitável, que afeta milhares de crianças no Brasil. É sexualmente transmissível e pode ser prevenida com o uso correto de preservativos. O teste para sífilis é rápido e gratuito, disponível em qualquer unidade básica de saúde, assim como o tratamento, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretária de Saúde Elisângela Marciela Lopes e o Chefe do Serviço em Vigilância em Saúde, Lucas Poli participaram do evento representando toda a Rede Municipal de Saúde de Socorro e seus profissionais.  “Parabenizamos toda nossa equipe que trabalha com dedicação e comprometimento”, disse Elisângela.

 

Sobre o Prêmio

Idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, o prêmio homenageia a médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, que atuou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP e ajudou a formular políticas públicas que reduziram os casos de sífilis em São Paulo. Em 2022, a cidade de Socorro já havia sido premiada por suas ações no combate à transmissão vertical do HIV. A premiação considera diversos fatores, como o acompanhamento das gestantes antes do parto, com consultas, exames, tratamento e orientações.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.