Pular para o conteúdo

Creches municipais promovem ações ambientais com foco na formação de uma geração mais consciente

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada entre os dias 1º e 5 de junho, as Creches Municipais Professora Jandira Ferreira de Andrade, Betânia e Professora Filomena C.G. Barbosa realizaram uma série de atividades com foco na educação ambiental, envolvendo crianças desde o Berçário até o Maternal.

Com o objetivo de despertar desde cedo a consciência ecológica nas crianças, as unidades promoveram ações lúdicas e educativas que integram a rotina escolar. Entre os destaques, está o Projeto Horta, desenvolvido na Professora Filomena C.G. Barbosa, que envolve desde bebês de 4 meses até alunos de 3 anos. O projeto transforma os espaços educacionais em verdadeiros laboratórios vivos, incentivando hábitos sustentáveis e o contato direto com a natureza por meio do plantio, cultivo e cuidado com hortaliças.

As atividades permitem que as crianças explorem a terra, reguem as plantas, observem o crescimento das mudas e, assim, desenvolvam habilidades sensoriais, motoras e socioemocionais. A proposta também contempla os direitos de aprendizagem definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o brincar, o conviver, o participar e o explorar.

Como parte da programação especial da semana, a Creche Betânia promoveu um teatro musical intitulado “As Sementes”, que apresentou de forma lúdica o ciclo de vida das plantas e a importância do meio ambiente nesse processo. Já na Creche Jandira Ferreira de Andrade, foi realizado o plantio coletivo de uma muda de pitangueira, doada pela equipe de Meio Ambiente da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Educação destaca que ações como essas são essenciais para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação ambiental e a qualidade de vida. As diretoras Viviane e Carol, junto à coordenadora Maraluci, explicam que iniciativas coletivas como essa fazem parte dos projetos pedagógicos das unidades e acontecem mensalmente, sempre com o envolvimento ativo da equipe docente.

Com essas experiências, as crianças aprendem desde cedo que cuidar do meio ambiente é um dever de todos — e que mesmo os pequenos podem fazer grandes transformações.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.