Você sabia que é possível cultivar de forma inovadora, melhorar a fertilidade do solo e ainda receber mudas e insumos sem custo? Os Sistemas Agroflorestais Produtivos (SAFs) oferecem uma alternativa sustentável e rentável para produtores que buscam aumentar a produtividade com respeito ao meio ambiente.
Os SAFs unem culturas agrícolas a espécies arbóreas em uma mesma área, favorecendo o equilíbrio natural e garantindo benefícios como conservação do solo, ciclagem de nutrientes, maior retenção de água e redução no uso de insumos sintéticos ao longo do tempo.
Em Socorro, o Projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é executado pela Secretaria de Agronegócio e facilita o início dessa prática, oferecendo orientação técnica, insumos e mudas. Podem participar produtores interessados no cultivo de café, abacate e banana em agrofloresta, desde que possuam propriedades com pelo menos 1 hectare disponível e mão de obra para implantação.
As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agronegócio ou pelo link: https://forms.gle/PYpCCvGCCL3FwCMHA.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria de Agronegócio, com aprovação no Programa Refloresta SP e financiamento da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), via Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Conta ainda com o apoio do Programa Raízes do Mogi Guaçu, da Associação Ambientalista Copaíba e da CATI.