Pular para o conteúdo

ATA 138- Reunião Ordinária

LOCAL: Sala dos Conselhos – Prefeitura Municipal de Socorro – Avenida José Maria de Faria, 71 – Bairro do Salto, Socorro/SP.

HORÁRIO: início às 18h10m e encerramento às 19h30m.

PRESENÇA:

Membros do Conselho: Giulia Defendi Oliveira, Patrícia Aparecida Oliani de Toledo, Eliana Goetze Marcello, Acácio José Zavanella, Lourenço Luís do Prado, Dolores Freitas de França, Jorge Luís Niero, Hermenegildo F. Carneiro, Sebastião Raphael Terra, Celi Alves da Silva.

VISITANTES: Tiago Sartori, Marcos José Lomônico, Laura Camargo, Luciana Bonetti Niero.

I.ASSUNTOS:

A reunião foi iniciada colocando em votação a ata nº 136 e 137 da reunião ordinária, referente aos meses de novembro e dezembro de 2020, as quais foram encaminhadas por e-mail para todos os conselheiros e foram aprovadas por unanimidade.

Dando sequência a presidente do conselho, Giulia Defendi, apresentou o novo secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Tiago Sartori, o qual pediu a palavra e disse que sua missão será contribuir e se dedicar para conservação ambiental do município. Na sequência apresentou o plano de governo 2021-2024 da área ambiental e abriu para perguntas. O membro Hermenegildo questionou quais eram os planos do governo para melhorias do tratamento de esgoto, e a presidente do conselho respondeu que estava em licitação para contratação de uma empresa prestação de serviço de saneamento a qual teria que contemplar todas exigências previstas no plano de saneamento básico. Na sequência o membro Lourenço do Prado, falou sobre a contaminação da água do Rio do Peixe, causada por empresas de lavagem de jeans no município de Munhoz, e cobrou sobre um estudo nas margens do Rio do Peixe para recomposição da mata.

Seguindo, Tiago Sartori, disse que a Secretaria iria olhar com atenção os resíduos, tanto quanto descarte irregular, quando campanhas educativas, fiscalização, divulgação do funcionamento dos Ecopontos, instalação de placas e melhorar o atendimento da zona rural. Marcos Lomônico, alertou sobre as chácaras de final de semana, que geram uma grande quantidade de lixo no município e sugeriu um mapeamento das mesmas. Laura Camargo, sugeriu realizar campanhas educativas nas ruas principais do município e a instalação de mais lixeiras.

Dando sequência, Tiago informou sobre um estudo de alteração da estrutura do conselho de meio ambiente tornando 7(sete) do poder público e 7(sete) da sociedade civil, na qual dos 7 da sociedade civil teriam representes de associações e ambientalistas, sendo que o objetivo é deixar o conselho mais participativo e também disse sobre o fortalecimento do FUMDEMA.

II. AVALIAÇÃO

A plenária considerou a reunião proveitosa.

III. ENCERRAMENTO:

Nada mais a ser tratado, a presidente do conselho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.

Compartilhe:
Top