Pular para o conteúdo

ATA 140- Reunião Ordinária

 

LOCAL: Sala dos Conselhos – Prefeitura Municipal de Socorro – Avenida José Maria de Faria, 71 – Bairro do Salto, Socorro/SP.

HORÁRIO: início às 18:30m e encerramento às 19h30m.

PRESENÇA:

Membros do Conselho: Giulia Defendi Oliveira, Mayara Domingues Gigli Batista, Alexandre Moreira, Eliana Goetze Marcello, Mariane Zavanella de Sousa, Charles Gonçalves, Sebastião Raphael Terra, Vânia Godoy Eduardo, Celi Alves da Silva.

VISITANTES: Tiago Sartori, Alex Tavano, Laura Camargo.

I.ASSUNTOS:

A reunião foi iniciada colocando em votação a ata nº 139 da reunião ordinária, referente ao mês de fevereiro, a qual foi encaminhada por e-mail para todos os conselheiros e foi aprovada por unanimidade.

Dando sequência, a presidente do conselho, Giulia Defendi, apresentou processo de regularização fundiária por interesse específico em nome de Esequiel Tasca e outros, processos nºs 9481/2014 e 10321/2020-1, no qual foi lido o laudo técnico apresentado pelo engenheiro responsável da regularização, informando que o local possui uma área impermeabilizada há muitos anos, o córrego encontra-se canalizado, sem a presença de vegetação, portanto área de preservação permanente perdeu suas funções ambientais e não seria necessário a compensação ambiental e também foi lido a manifestação da Comissão Técnica Ambiental Licenciadora-CTAL, que informava que a área possuía a presença de drenagem de águas pluviais, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, distribuição de energia elétrica e serviço de limpeza urbana, coleta e manejo de resíduos sólidos, concordando com o parecer do técnico do engenheiro. Foi colocado em votação a manifestação da comissão, Charles se manifestou contra, dizendo que os interessados poderiam cooperador com algo ambiental e o representante Alexandre concordou. Ninguém mais manifestando, foi colocado em votação, sendo que ficaram 7 votos favoráveis a manifestação da comissão e 2 contrários.

Na sequência, foi colocado em aprovação as alterações do Regimento Interno, o qual já tinha sido encaminhado para o e-mail de todos e apresentado. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Sartori, pediu para ler novamente o novo regimento, dando ênfase nas alterações, sendo que no regimento que está sendo alterado, conta o novos representantes do poder público sendo eles: um representante da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; um representante do Departamento Desenvolvimento Rural;  um representante da Secretaria de Administração e Planejamento, da área de Urbanismo ou Planejamento Urbano; um representante da Secretaria de Educação; um representante do Departamento de Fiscalização e Postura; um representante da Secretaria de Serviços; e um representante da Defesa Civil. Charles se manifestou dizendo sobre a importância do Turismo fazer parte, podendo ser a Secretaria de Turismo ou a ASTUR como sociedade civil. Continuando sobre as alterações do regimento, foi apresentado novos documentos que serão necessários para inscrição das entidades da sociedade civil e de categorias profissionais. Também foi dado ênfase que o não-comparecimento de um representante a três reuniões consecutivas ou a cinco alternadas, durante doze meses, implica na sua exclusão automática da plenária do COMDEMA. Foi colocado em votação aprovação da alteração do Regimento Interno e todos concordaram com as alterações.

Charles pediu a palavra, disse que era o novo presidente do PIRACEMA, e que estava organizando algumas ações para Semana do Meio Ambiente e convidou todos para participarem. Na sequência, a representante da OSCIP Parcel, Vânia, pediu a palavra e disse que a entidade vem lutando pelo melhor da cidade, porem todas as denúncias que a entidade faz a fiscalização não são atendidos, como denuncia de maus tratos e queimadas. Disse também que não são disponibilizadas vagas de castração pra OSCIP e que os ofícios encaminhados para Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável não eram respondidos. Tiago, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pediu a palavra e informou que não se responsabiliza pelo que aconteceu anteriormente a sua entrada e que a fiscalização hoje possui uma equipe pequena e vem atendendo os casos de maus tratos. Alexandre também pediu a palavra que o município era muito grande e tem dificuldade de atender todos os casos de incêndios e que a população precisava ter conscientização sobre queimadas e precisavam fazer sua parte como aceiro.

II. AVALIAÇÃO

A plenária considerou a reunião proveitosa.

III. ENCERRAMENTO:

Nada mais a ser tratado, a presidente do conselho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.