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Ata 228

ata 228

Ata 228 – Ao décimo terceiro dia do mês de outubro, na sala dos conselhos Vivaldo Lopes Martins, no centro administrativo municipal, ás 19h00, deu-se inicio a reunião ordinária do COMTUR, Conselho Municipal de Turismo. Os trabalhos iniciam-se com a leitura da ata anterior, que é aprovada por unanimidade. Ainda na secretaria, Deise Formagio faz leitura do oficio do artesanato, e o conselho decide recomendar que o mesmo seja atendido, sendo assim, apoiar que eles continuem no espaço atual. Charles, ainda diz ser imprescindível um representante deles no conselho. É lido também oficio do núcleo de aventura, sobre o apoio do núcleo a realização do Evento Descida da Montanha a ser realizado no parque Vale das Pedras nos dias 08 e 09/11. Entre os itens que a organização do evento solicita está a ambulância e equipe médica no local. Charles diz que contratar médico plantonista para a Santa Casa seria a melhor solução. Entre outros itens solicitados seria possível a Prefeitura apoiar com a ambulância de plantão, apoio do policiamento, cestos de lixo, manutenção da estrada que dá acesso á largada e chegada da trilha e caminhões para os atletas até o inicio da pista. No mesmo conteúdo, é apresentado o evento da adrenatrilha pelo Jeferson. Ele explica que a associação que organiza é especializada em eventos de moto, e já organizaram um Cross country, e que esse evento seria um encontro de todos os eventos antecessores. Seu custo para realização em Socorro, no Parque Vale das Pedras é de R$20.000,00 (vinte mil reais) mas explica que com  até R$8.000 consegue-se promover o mesmo, e sua realização dar-se-á em novembro nos dias 28 e 29/11. Charles lembra que a realização nessas datas é um tanto complicada, pois existem outros eventos nessa mesma época, como o lançamento do plano de marketing turístico, a inauguração do Luzes de Natal e o Encontro de Prefeitos da APRECESP. Comenta que podemos enfrentar problemas com relação a hospedagem. O conselho manifesta apoio ao evento desde que atenda os requisitos mínimos, como alvará, entre outros, e quanto a verba, a diretoria do COMTUR irá marcar uma reunião para analisar os eventos e terá poder de decidir o que será mais viável já que existe uma grande dificuldade na arrecadação de verbas para o Luzes de Natal. Acácio ainda frisa ser importante que aja uma garantia de público mínimo, pois as pessoas falam em números, e que posteriormente não se consolidam. Quanto a regulamentação das chácaras, foi tomada a posição de que a prefeitura fará um levantamento sobre as mesmas, e hotéis e pousadas auxiliarão com denúncias, e depois serão articuladas ações. Fica dito também, que o cadastramento é importante, que existe o incômodo do “lixo irregular”, e que o público das chácaras são diferentes do público das pousadas. Sr. João Gabriel ressalta que enquanto não houver uma legislação que regulamente essa questão, os problemas não serão solucionados. Ainda frisa que o COMTUR deve cobrar a fiscalização sobre esta questão. Na sequência Deise informa que no dia 27 de Novembro, ás 19hrs, no Museu Municipal será feito o lançamento do Plano de Marketing Turístico ao trade, autoriedades, jornalistas e comunidade local e que dia 28/11 tem o lançamento do Luzes de Natal e um coquetel de boas vindas para os Prefeitos da APRECESP e no dia 29/11 acontece o Encontro de Prefeitos onde também será feito o lançamento do Plano de Marketing Turístico. É dito também, que a revista terra da gente fará uma matéria sobre o circuito das águas contendo 16 páginas institucionais, que contemplará as 09 cidades de forma gratuita, e que a mesma encaminhou uma proposta para anúncio meia página do luzes de natal por R$3.000, e com um desconto de 15% concedido pela revista sairá por R$2.250,00. Também aproveita-se o momento para repassar aos membros presentes a proposta para aqueles que desejarem fechar o anúncio.  Porém, é necessário agilizar se houver interesse pois o anúncio tem que sair na próxima semana. Foi falado também sobre a vontade de que a cidade patrocinasse uma edição especial da revista Terrinha Da Gente no próximo ano. Na sequência, o Sr. João Gabriel do COMDEMA, informa que estão desenvolvendo um plano de preservação da mata atlântica, em cumprimento de lei federal, e que Socorro foi uma das cidades do estado que conseguiu o apoio da S.O.S mata atlântica para a elaboração do mesmo, foi montada uma comissão para dar atenção especial ao assunto que é de extrema importãncia. Sr João pede ainda, que todos os membros apoiem participando das oficinas, e prestando informações necessárias. João Gabriel pede concordância dos membros presentes para que possa enviar ao mailling do trade um questionário sobre percepções ambientais, que devem ser respondidos pelo máximo de pessoas possíveis. Dando andamento, Sr. Marcos toma a palavra com o assunto do luzes de natal, e informa que o evento será inaugurado no dia 28/11, na praça Coronel olímpio Gonçalves Dos Reis – Praça da Matriz, e que a casa do papai Noel será inaugurada no dia 29/11 no Horto Municipal. Os eventos da parada do natal deverão acontecer nos dias 05, 10, 12, 17, 19, e 23 de Dezembro. Em paralelo, ocorrerá o evento fábrica do natal, produzido pelo Roger. Evento esse, que acontecerá todos os fins de semana, assim não coincidindo com as datas da parada do natal. A parada do natal deverá ter iluminação diferenciada, e  a cultura promoverá de 12 a 15 eventos todos os dias. Quanto a recursos, vai ser repassado ao luzes R$50.000, a parada ficará em R$30.000, e os R$20.000 restantes para investimentos em publicidades. O moda shopping propôs de apoiar com R$25.000, mas que sejam aplicadas em outdoors em rodovias no estado de São Paulo e em Minas. Marcos ainda expõe que a prefeitura trouxe uma empresa especializada em montagem, manutenção e retirada de estruturas elétricas para orçar quanto será o custo da estrutura requerida pelos eventos de natal, e a mesma deu um feedback com um valor em torno de R$120.000, sendo este um custo elevado para a prefeitura assumir. Frisa, que essa “parte” do evento precisa ser produzida por mão de obra especializada. Dando sequência, a ACE solicita a ajuda dos hotéis na venda dos quites da Krill, e informa que fará a logística para venda do mesmo, e em contrapartida a krill patrocinará o valor de R$30.000. É dito que empresários estão reduzindo as contribuições, como as lojas de 1,99 e o supermercado união, por exemplo. Sr. José Fernandes menciona a importância de se formar comissão com os envolvidos no evento. Também é explanado a necessidade de se reavaliar a forma das empresas ligadas ao turismo aparecerem na divulgação, as mesmas precisam aparecer de forma evidente, e não serem inseridas na aba do COMTUR. É pedido também, que se agende uma reunião com o Rafael Pompeu responsável pela comunicação do natal, afim de desenvolver o plano de mídia para o natal. Na assessoria de imprensa, Silvana, comenta que os próximos releases a serem trabalhos serão sobre o feriado da consciência negra, a participação no brooklinfest, Luzes de Natal e Reveillon. Sem mais para o momento, o presidente Sr. Vitorio Zuccon declara a reunião encerrada, e eu Deise Formagio Cavazan redigi esta ata e a assino junto do mesmo

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