Pular para o conteúdo

Ata 322

Ata  322
10/10/ 2022
Reunião mensal do Conselho Municipal de Turismo de Socorro – SP, COMTUR

      1) ATA 321 de Set/22: A reunião foi iniciada, tendo sido feita a leitura e aprovação da ata  da reunião anterior.

   2) Oficio ao Ministério Público: a pedido do Tiago Sartori, secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, de que as entidades reforçassem o pedido ao Ministério Público solicitando medidas em relação à poluição do Rio do Peixe ficou confirmado que o
COMTUR fará e enviará um ofício.

Charles comentou que o Zé Eduardo achou estranho o fato da polícia de Minas Gerais ter mudado de postura, e agora estar questionando sobre a situação da poluição dentro da própria cidade, em Socorro, sendo que antes ela somente comentava a respeito da poluição que vinha de Minas para Socorro. Ana Luiza disse que o que puder ser feito para policiar e controlar a poluição do rio dentro cidade, melhor será.

     3) Indicações ao COMDEF e COMTUR: substituição do membro suplente do COMDEF no COMTUR: Beatriz de Almeida Cecconello no lugar de Maria de Fátima de Camargo Fongaro; indicação dos representantes do COMTUR no COMUPC: Natália Bandeira Cezar Claro, como titular e sua suplente, Simone Cristina de Lima.

      4) Informes da Secretaria de Turismo: foi feita a inscrição, pela quarta vez, ao prêmio Top Destinos Turísticos, concorrendo em 3 categorias: turismo de aventura, turismo rural e turismo social. Votação aberta ao público, via login pelo facebook. A premiação está prevista para o dia 07 de dezembro, no Memorial da América Latina em São Paulo. Ronaldo questionou sobre o fato da votação ser somente via facebook. Fátima explicou
que essa definição compete aos organizadores do prêmio, SKALL Internacional e ADVB.

        ? Festival Eco gastronômico: os cartazes impressos foram distribuídos amplamente em diversos atrativos e pontos públicos e privados da cidade e outros foram entregues aos empresários presentes. A assessoria de imprensa contratada para o festival fez um ótimo trabalho, reverteu inúmeras veiculações na mídia e o relatório final foi apresentado. Quanto ao trabalho das mídias digitais foi apresentado um relatório parcial e o relatório final será apresentado ao término do festival. A cidade  recebeu o primeiro grupo de influenciadores digitais, no último final de semana,  recebidos pela Fátima e pela Natália, no Mirante do Cristo e visitaram diversos  empreendimentos;

        ? Prosa Rural: foi anunciado que será realizado um evento, voltado aos empresários  rurais da cidade, junto ao Senar, Sebrae, Secretaria de Meio Ambiente e  Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de Turismo, previsto para o dia 11 de  novembro, em local a confirmar.   

          ? Visita Técnica: foram recebidos alunos do curso de graduação de turismo, da  universidade PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com o objetivo  de conhecer as boas práticas ligadas à sinalização, à sustentabilidade,  acessibilidade e gestão pública do turismo de Socorro. Os alunos visitaram diversas  localidades e tiveram a recepção de Fátima Fongaro, que apresentou os projetos da  cidade, os horizontes do profissional bacharel em turismo e entregou material  promocional; 

         ? Projeto InovaJuntos: trata-se de um projeto de compartilhamento de boas práticas  da gestão pública, em que Socorro foi selecionada e hoje faz parte dentre 20  municípios brasileiros e 12 portugueses, pela CNM – Confederação Nacional dos  Municípios, em parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal e  Cofinanciamento da União Europeia. Virão 2 técnicas da CNM à Socorro para a  realização de um Diagnóstico Vocacional Participativo, com diversos atores e  agentes públicos, privados, terceiro setor e sociedade civil organizada, entre 31 de  outubro e 04 de novembro. Será uma agenda intensa, de uma semana de  entrevistas, reuniões e visitas a campo. 

        ? XIX Abeta Summit: foi reforçada a participação de Socorro, por meio do núcleo de  aventura, no evento, que será de 30 de novembro a 03 de dezembro na OCA, no  Parque do Ibirapuera, em São Paulo e a necessidade de organizar alguns assuntos  relativos à participação: quem irá no evento; anúncio na revista; decoração do  estande e talk show, apresentação de Socorro, com duração de 20 minutos, no dia  03/dez. Este assunto já foi discutido na reunião da comissão de marketing; 

        ? Curso de Aceleração dos Comturs: Fátima falou sobre o curso, que será  ministrado de forma online pela APRECESP junto à COOPTUR do Paraná, durante  o mês de novembro. Serão 7 encontros, das 14 às 16h e poderão se inscrever 1  representante do poder público e 2 do Comtur. As cidades só poderão participar se  houver os 2 membros do Comtur, obrigatoriamente. O curso é gratuito e há um  compromisso quanto à participação, no ato da inscrição, em que, caso o inscrito não  participe, o mesmo se comprometerá a arcar com um custo de R$ 300,00 pela  ausência. Esta é uma forma de fazer com que os inscritos se comprometam de fato,  pois em muitos outros cursos a pessoa se inscreveu, ocupou o lugar de outro  destino e, acabou não participando. As inscrições vão de 10 a 21/10/22. 

      ? Certificação Cittaslow: Fátima mencionou que a cidade de Santa Teresa no Rio de  Janeiro, que já havia tentado se certificar há anos atrás, mas não conseguiu, agora  procurou Socorro para se candidatar, por sermos a cidade embaixadora da certificação no Brasil. Com isso teremos que trazer mais um município entre Minas  Gerais e Rio de Janeiro para criarmos a rota das Cittaslow no Brasil. Feito isto será  montado o comitê brasileiro. 

        5) Reuniões dos Núcleos:  

Hospedagem- Regiane foi nomeada como titular do núcleo de hospedagem, no lugar do  Raphael. O suplente será definido em breve. 

Compras- como o atual representante não tinha tempo para participar das reuniões, ele preferiu renunciar e foi então nomeada a Luka para substitui-lo. Permanece no aguardo a  confirmação de alguém como suplente, já tendo sido feito o convite. Natalia da ASTUR fez  uma ressalva quanto à importância da participação dos empresários e, principalmente dos  representantes dos núcleos em todas as reuniões. Já Ana Luiza reforçou a boa  participação, com 3 (três) de 4 (quatro) núcleos presentes e representados hoje, 10 de  outubro, na reunião da comissão de marketing. E comentou que, muitos não participam das  decisões, mas acabam reclamando, sendo que por vezes não há tempo para participar,  mas há tempo para reclamar. 

Gastronomia- sobre o Festival Eco gastronômico foi apresentado o relatório final da  assessoria de imprensa e informado que quanto ao trabalho do marketing digital já foi  apresentado na reunião de marketing o relatório parcial e será entregue o relatório final ao  término do festival, como contratado.

Ana Luiza reforçou a importância da participação e divulgação do festival pelos  empresários, os maiores interessados. A Secretaria de Turismo, a ASTUR e o COMTUR  vem fazendo o seu papel e o seu trabalho, cada um dentro do possível que lhe compete, o  COMTUR liberando recursos, mas o atendimento aos clientes/turistas, o papel e o esforço  dos empresários quanto ao festival está muito aquém do esperado e almejado.

Aventura- da mesma forma como comentado no Festival Eco Gastronômico, tem se dado  os comentários sobre a Temporada de Aventura, os funcionários não estão oferecendo os  cartões de consumo, os cupons estão sendo mal preenchidos, e infelizmente não está  tendo o devido compromisso assumido. A ASTUR gravou vídeos explicativos mostrando  como fazer e divulgou bastante a temporada. Ana Luiza frisou que tudo isso foi fruto e  resultado da solicitação dos núcleos e que foi feito em conjunto, por demanda dos  empresários, porém não está tendo a devida participação que deveria.  

Candinho comentou sobre o festival gastronômico de Bueno Brandão, que é feito em  poucos dias, mas que recebe um número muito grande de pessoas, com ótima  participação. 

Charles falou da dificuldade de atendimento de sua nova funcionária e do espaço/campo  destinado às anotações ser muito pequeno. 

Marketing- foi informado de que as alterações no site, na página destinada ao turista, já  estão no ar e de que a nova prestadora de serviços, responsável pelas mídias sociais da ASTUR já foi contratada e cuidará também do site e de todas as mídias sociais “Socorro – SP” 

       ? Fotos e vídeos institucionais: o trabalho está em andamento e tem previsão de término em 15 de novembro; 

       ? Curso para apresentação de projetos: a Astur está realizando um curso para, ao  final dele, ser apresentado um projeto que terá a possibilidade de receber recursos para  colocá-lo em prática; 

       ? Evento comemorativo Pet Friendly: Será realizado um evento para comemorar o  aniversário de 1 ano do projeto Socorro Destino Pet Friendly, que acontecerá no dia 21 de  novembro, das 18h30 às 20h30 no Auditório Municipal da Prefeitura; Foi feito um balanço  do projeto e colocado que este evento servirá também para ampliar a divulgação do  projeto, trazer novas informações do mercado e permitir que novos empresários se  capacitem e se favoreçam ao estarem preparados para receber este público; Haverá uma  rodada de negócios, palestra e uma formatura pet; Acerca da vigilância sanitária, foi dito  que foram recebidas queixas de que há empreendimentos que se dizem pets, mas não  são de fato. Será feito um ofício do Comtur reforçando o pedido para que sejam feitas as  visitas aos locais que obtiveram o selo, pois afinal, o selo é algo do município; 

Lei Geral: Foi dado um parecer sobre o andamento do processo da Lei Geral do Turismo,  de que foi para análise do jurídico da prefeitura, seguiu para validação e assinatura do  prefeito, para depois ser enviada ao legislativo/câmara. Foi solicitado o apoio do vereador  do turismo, Tiago Faria, para encaminhá-la, de maneira com que isso se resolva já em  novembro. 

CONDEMA: Foi informado que o ofício ao Ministério Público sobre a poluição do Rio do  Peixe já foi apresentado 

Recapeamento do Rio do Peixe: Ana Luiza apresentou o andamento dos trabalhos,  dizendo que foi feita a reunião com o DER – Departamento de Estradas e Rodagem e as  solicitações foram liberadas. O vice-prefeito Henrique esteve no Rio do Peixe e também  consentiu as modificações. E também houve uma reunião com a Asernet e foi autorizado  afastar o poste no local, para o estacionamento dos ônibus, ficaram de realizar o serviço  entre o dia de hoje, até a próxima quinta-feira e, em seguida, a prefeitura irá cascalhar o  local. O único local que não foi possível realizar alterações, foi em frente à Cachoeira  Central, devido à falta de espaço físico. Tiago Faria comentou a respeito e disse que a alegação é a de não há espaço físico para tal alteração, e não por ser uma área de  preservação permanente – APP. Charles disse que viu uma Ranger subindo no deck das  cachoeira esses dias e enviou o registro fotográfico no grupo. 

2 Rodas- Ana Luiza informou que a assessoria de imprensa contratada, que recebeu  R$3.000,00 por mês, mal realizou o que deveria ter feito e ainda disse que a comissão não  fez nada, sendo que nada foi passado ou pedido à comissão para ser feito. Ressaltou que  a secretária de turismo Ana Paula não foi informada sobre essa contratação. A empresa FA  Web Marketing, portanto, difamou a comissão, formada pelo vice-prefeito e demais  membros. Luciano está atualmente trabalhando como consultor. Diante disso Ana Luiza colocou em votação o aceite para o COMTUR escrever um ofício manifestando repúdio à  empresa FA Web Marketing e ao Luciano. 

Tiago Faria perguntou se essa comissão ainda existe, pediu que fosse inserido nela e  comentou da importância do Cartãozinho Coachman proprietário do Centro Cultural  Movimento – CCM estar no COMTUR também participando dela. 

Paulo, proprietário do restaurante D´Napoli comentou que o Cartãozinho faz e realiza muito  mais para o 2 Rodas e sem ganhar nada, sozinho, em comparação à atuação do Luciano. 

Tiago Faria falou sobre um evento comemorativo de um ano de aniversário do CCM que  será realizado no dia 11 de novembro e perguntou a todos se estavam sabendo a respeito.  

Charles disse que o Carlãozinho trouxe ao COMTUR o calendário de eventos do CCM,  mas que na ocasião não foi dada a devida atenção. E disse não concordar com essa  votação, pois isto deveria ser visto e levado, primeiro, na comissão do 2 Rodas. Ana Luiza disse que o prefeito falou que a Ana Paula secretária de turismo é quem decide,  que a palavra final é dela. E a decisão dela é a de não manter o Luciano e a agência de  marketing. Diante disso, Ana Luiza disse que, como presidente do COMTUR, ela apoia  este ofício e está somente esclarecendo e pedindo apoio. Com exceção do Charles todos  apoiaram.  

Ana Luiza e Tiago Faria falarão pessoalmente sobre o assunto com o Carlãozinho e com o  Tavinho e trarão essa comissão de volta para ser reativada. 

Animais Abandonados: Ana Luiza disse ter aumentado o número de animais em situação  de rua. De acordo com a Lei Federal é determinado que o Meio Ambiente seja responsável,  porém eles alegam que o canil está lotado. Segundo Ana Luiza o Bovi sugeriu que seja  destinado parte do valor para obtenção do selo PetFriendly para ser revertido para a  castração, para o canil e outras necessidades. Foi então consultado o apoio dos presentes  e recebido de acordo.  

Regiane comentou sobre a feira de adoção de animais séria, em que é preenchida uma ficha completa dos interessados, é estipulado um período de adaptação com o animal, para  só então, poderem de fato, adotá-lo. E que essa dificuldade não é só de Socorro, mas de  outras cidades também, como São Paulo, Jundiai e outras. 

Charles disse que no Jardim Santa Cruz houve uma reunião do CONISCA e que no bairro Terá um local apropriado para atendimento aos animais, mas não em situações de rua . 

Sebrae- MG: Fez um convite ao COMTUR, via secretaria de turismo, para que pudesse  apresentar o case do conselho, de 18 a 20 de outubro, em Pirinópolis – GO. Na ocasião,  Ana Luiza fará uma palestra e participará de uma visita técnica na cidade. A viagem será  custeada por eles. 

Palavra livre: 

     ? Candinho que antes, em todo dia 15 de agosto era realizado um evento ciclístico  que atraía visitantes de várias cidades para Socorro;

   ? Ronaldo perguntou sobre o status do mini guia “Descubra Socorro”, Fátima  informou que o material estava na gráfica, aguardando impressão de um exemplar  de prova, antes da impressão total do material. E reforçou que o envio das  informações sobre os descontos e benefícios dos empresários aos socorrenses,  acontece de forma paralela à impressão do material, pois os dados devem ser  enviados à ASTUR e no material constará um QRCODE, onde remeterá à pagina do  projeto, com a relação dos descontos. 

  • Charles falou a respeito da sinalização da ciclovia, que precisava ser feita e comentou sobre o Programa SP Eco Aventura, da Setur-SP em que 900 empresas participaram da seleção, 120 foram escolhidas e 112 assinaram o termo adesão, sendo apenas  3 empresas do Circuito das Águas: a Mundaka Aventura; a Próxima Aventura e o  Monjolinho. A 2° Fase do programa irá acontecer no período de maio a 23 de novembro. 

   ? Regiane fez um lembrete sobre a corrida de aventura; 

  ? Tiago Faria fez um elogio ao Festival Eco gastronômico, a partir de sua visão como  turista de que os “pratos estão muito bons”; 

  ? Luka adicionou um comentário de que no evento Cittaslow Sunday poderia ter  havido uma demonstração dos pratos do Festival Eco Gastronômico.   

Com isso a reunião foi encerrada.  

 

Sem mais nada a declarar eu, Maria de Fátima de Camargo Fongaro redijo e assino a  presente ata junto à Ana Luiza Valeriani Russo, Presidente do COMTUR.

Compartilhe:
Top
Prefeitura Municipal da Estância de Socorro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.