Reunião Extraordinaria do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR

ATA N°335

Data:16 /10/2023

Local: Sala dos Conselhos .

A reunião começou com Tatiane de Souza Pinto lendo a Ata da ultima reunião de número 334.

Ata N°334 – Aprovada por Unanimidade.

Pauta – Votação de Projeto para Verba do DADE 2023:

1º Projeto: Etapa de Revitalização do Parque Ecológico do Horto Municipal de Socorro/SP.

A Comissão de Planejamento do COMTUR, previamente escolheu, dentre as prioridades do COMTUR, a etapa de revitalização do Parque do Horto Municipal de Socorro/SP e conexão com o Parque da Cidade, que faz parte do Projeto “Encantos do Rio do Peixe”, porque esta etapa do projeto contempla varias possibilidades de exploração turistica como, passeios de bote, pedalinho no trecho de remanso do Rio do Peixe, além de trilhas guiadas e auto-guiadas por suas margens.

A idéia deste Projeto é chamar a atenção dos turistas que usam a rodovia Pompeu Conti apenas como passagem para outros destinos e desconhecem todas as atrações turísticas que a cidade de Socorro oferece. Além de atender os turístas que já frenquentam o Shopping das Malhas, a Feira de Malhas e os frequentadores do Parque da cidade.

Este projeto também visa gerar uma maior movimentação turistica para toda a cidade, criando assim mais empregos, abrindo a possibilidade de empresas operarem os passeios de bote e pedalinhos, e também ter uma empresa liga ao turismo, gerenciando o passeio pela passarela, com guias, gerando assim uma renda que possibilite a manutenção deste Parque. Vale ressaltar que este projeto contempla a utilização de material sustentavel.

Então, Viviane Maria Alves da Silva  Engenheira e Diretora do Departamento de Planejamento da Prefeitura Municipal da Estâcia de Socorro apresentou a etapa do Projeto Encantos do Rio do Peixe, que contempla a Revitalização do Parque do Horto Municipal de Socorro/SP com ligação sob a ponte da estrada do contorno para o Parque da Cidade. Ela mostrou o projeto, explicando o que seria reformado (bainheiros, trilhas já existententes, casa do horto, playground, jardins e Rancho). Informou que também será construido alguns pergolados proximo ao playgraound, onde as familias poderam utilizar  não só para ficar observando as crianças enquanto elas brincam como também poderam utilizar para piquinique, leitura ou até mesmo trabalhar. Apresentou também o modelo de passarela ecologica que irá interligar o Horto com o Parque da cidade, passando por baixo da ponte da Rodovia Pompeu Conti. Explicou que haverá area de embarque para botes e barcos, para passeios no leito do Rio do Peixe num trecho de aproximadamente 80 metros. Viviane também mostrou que no projeto contempla a criação de 16 vagas de estacionamento, sendo 4 vagas para PCDs.

A Presidente do Comtur Ana Luiza fez algumas considerações, sobre a reforma, como sugestão de colocar as pias dos banheiros fora, e fazer um designer Inovador. Falou também sobre a importância de se ter guaritas (com recepção para informações turísticas, banheiro e copa) nos 2 acessos da trilha, sendo um do lado do Horto e o outro do lado do Parque da Cidade, para manter a segurança e o controle dos turístas durante o passeio pela trilha ou nos botes. Também recomendou que o trecho que contempla a trilha na beira do rio e os passeios de bote seja fechado, por segurança e para facilitar a cobrança de entrada que servirá de fundo financeiro para a manutenção da área.

Acácia Santos Secretaria do Comtur, fez a observação sobre a falta de vagas de estacionamento para Idoso.

A Secretaria de Turismo Tereza Monica Sartori Marcheto, sugeriu aos menbros do Comtur pensarem em um novo nome para o Horto, como por exemplo: Parque do Horto, ai Ana Luiza sugeriu Parque Ecologico do Horto, mas ficou definido que seria chamada uma reunião extraordinaria da comissão de palnejamento para a escolha do novo nome do Horto.

Alexandre Colleti , sugeriu ao inves de criar vagas de estacionamento dentro do Horto , que os turistas utilizem o estacionamento do Shopping das malhas, deixando assim mais espaço no Horto para as plantas. Todos concordaram com a sugestão de Alexandre.

Viviane ficou de fazer as devidas adequações e apresentá-las para a Comissão de Planejamento do COMTUR, via grupo de whatsapp, até quinta-feira, dia 19/10/23, porque o projeto precisa ser entregue ao Governo do Estado de SP até sexta-feira, dia 20/10/2023.

A verba necessaria para este projeo seria de R$2.000.000,00 (dois milhões de reais). Sendo assim a Presidente Ana Luiza Russo colocou em votação e todos os presentes votaram a favor.

2º Projeto –Construção de Auditório Multiuso no Parque da Cidade “João Orlandi Pagliusi” 4º Etapa :

Para finalizar o auditório Municipal do Parque da Cidade, faltam os seguintes itens:

–  Instalação das Poltronas (320 lugares);

– Instalação da Iluminação;

– Instalação do sistema de Som;

– Climatização.

Para isso seria utilizado a Verba de cerca de R$1000.000,00 (hum milhão de reais).

Este projeto foi colocado em votação e foi aprovado por unanimidade.

E com isso a reunião foi encerrada.

Eu, Acácia Santos, secretária do COMTUR, redijo e assino a presente ata junto a Ana Luiza Valeriani Russo, presidente do COMTUR

______________________                                         ___________________________

Presidente do Comtur                                                      Secretaria do Comtur

Ana Luiza Valeriani Russo                                               Acácia N. de Paula Santos