O município aprovou três projetos que somados totalizam um investimento de R$787.665,00, a serem financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos-FEHIDRO. Um dos projetos prevê a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural e irá fornecer as diretrizes para o tratamento e a qualidade da água, tratamento de esgoto, drenagem e manejo de águas pluviais e o manejo de resíduos sólidos, visando à defesa, conservação e recuperação da qualidade e salubridade ambientais do município como um todo.
Os outros dois projetos são voltados à substituição de sistemas rudimentares de disposição e tratamento de esgoto em bairros rurais localizados em áreas estratégicas para o abastecimento público nas Bacias Hidrográficas dos Rios Camanducaia e Rio do Peixe e conta com o apoio das ESF dos Bairros do Rio do Peixe e Moraes para sua implantação.
Ao todo 311 famílias receberão sistemas biodigestores de esgotamento sanitário para o tratamento de esgoto em suas propriedades, beneficiando cerca de 1.500 pessoas diretamente.
“Sistemas rudimentares de tratamento de esgoto como fossas negras ou valas são ineficientes e contaminam o solo e a própria água que consumimos. Sua substituição por sistemas de tratamento de eficácia comprovada promoverá a segurança hídrica, garantindo que tenhamos uma água de maior qualidade” – Ressalta o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.
Os projetos contarão ainda com o apoio para a instalação dos sistemas, a capacitação dos beneficiários para sua utilização e manutenção adequadas, bem como acompanhamento técnico ao longo do tempo.
“Os projetos quando implantados, promoverão melhorias na qualidade da sanidade pública, bem como promoverão melhorias ambientais nos bairros contemplados, beneficiando nossa população como um todo. É, sem dúvidas, mais uma grande conquista para o nosso município” – Afirma o prefeito, Ricardo Lopes.