Acessibilidade em Socorro: um caminho para a inclusão e o crescimento

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Socorro, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) trabalham para conscientizar sobre a importância da adequação às normas de acessibilidade. A Lei Municipal nº 3300/2009 estabelece que proprietários de comércios físicos e prestadores de serviços devem adaptar seus espaços, visando à locomoção segura e ao atendimento prioritário às pessoas com deficiência.

O presidente do Comdef e coordenador de Acessibilidade da Secretaria de Cidadania, Flávio Scalabrini Meneghelli, alerta que até mesmo estabelecimentos comerciais adaptados para acessibilidade, podem melhorar nesse quesito, evitando dispor barreiras físicas que atrapalham a circulação das pessoas, como manequins e cavaletes. “A legislação exige a acessibilidade e, além de ser uma questão de inclusão, é uma estratégia eficaz para atrair mais clientes”, destaca.

Flávio também comenta que Socorro está à frente na consolidação de uma cidade acessível, mas ainda há muito a evoluir. “A mobilização para a adequação às normas de acessibilidade, garantindo o direito de ir e vir para todas as pessoas, é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”.

Além de ser uma questão de direitos e cidadania, a acessibilidade cria um ambiente mais inclusivo e acolhedor. Essa iniciativa não só beneficia as pessoas com deficiência, mas também abre oportunidades econômicas. Ao garantir a acessibilidade, Socorro fortalece a construção de uma sociedade mais justa, valorizando a diversidade humana e promovendo o crescimento do município.