0
A educação ambiental é uma ferramenta essencial para promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Em Socorro, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável lidera diversas iniciativas voltadas para essa causa, com destaque para as atividades realizadas na Estação Agroecológica Municipal.
Em comemoração ao Dia da Árvore, duas importantes ações foram realizadas. No Parque da Cidade, alunos da Escola Viverde participaram do plantio de árvores, contribuindo para a arborização e aprendendo sobre o papel das árvores no equilíbrio ambiental. Já na Estação Agroecológica Municipal, alunos do 9º ano da Escola Estadual Prof. Josephina Galvão de França Andreucci, do bairro do Oratório, vivenciaram uma rica experiência de educação ambiental.
Os estudantes aprenderam sobre a relação das árvores com a produção de alimentos e visitaram áreas modelo de Sistemas Agroflorestais (SAF). A visita foi complementada com um plantio de árvores, fortalecendo o aprendizado por meio da prática.
A Estação Agroecológica Municipal, administrada pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agronegócio, é um centro estratégico para a educação ambiental na cidade. O espaço conta com SAFs, composteiras, saneamento ecológico, viveiro de mudas e uma horta medicinal e sensorial, todos utilizados em atividades educativas com escolas e a comunidade.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h, a Estação está localizada na Rua Nadir Carraro, nº 660, Palma Real, e segue como um espaço fundamental para a sensibilização ambiental e incentivo à sustentabilidade.