Os agentes de fiscalização de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Socorro enfatizam a importância dos cuidados básicos, como vacinação, castração, alimentação adequada e abrigo, para garantir o bem-estar dos animais. A negligência dessas necessidades pode causar danos irreversíveis e até mesmo levar à morte dos animais.
No decorrer dos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas 88 denúncias de maus-tratos a animais. Em todos os casos de denúncia, os fiscais visitam o local, orientam os tutores sobre as condições ideais de cuidado e providenciam a remoção de resíduos deixados pelos animais nas vias públicas.
É importante ressaltar que os maus-tratos aos animais são considerados crimes pela legislação vigente, e os responsáveis podem enfrentar multas e processos legais. Os tutores devem compreender que os animais são seres sencientes, capazes de sentir emoções e dor, sendo de responsabilidade dele, tutor, garantir o bem-estar e qualidade de vida do animal.
Este ano, dois casos graves de maus-tratos foram identificados, resultando em multas para os tutores e no recolhimento dos animais, além do encaminhamento das denúncias à polícia civil. Para reportar casos de maus-tratos, a população pode utilizar o WhatsApp, pelo número (19) 99613-7057, com a garantia de sigilo das informações fornecidas, contribuindo para a fiscalização e proteção dos animais.