Alunos da EM Coronel Olimpio Gonçalves dos Reis exploram o Polo Astronômico de Amparo

As turmas dos quintos anos da Escola Municipal Coronel Olimpio Gonçalves dos Reis participaram de um passeio pedagógico ao Polo Astronômico de Amparo. A visita foi guiada pelo coordenador do espaço, o professor Carlos.

Durante o passeio, os estudantes tiveram a oportunidade de observar o Sol através de dois telescópios específicos, que permitiram a visualização de duas camadas diferentes da estrela.

O dia continuou com a exibição de um vídeo no planetário. A coordenadora pedagógica, Rita Falconi comentou que “os alunos se sentiram em uma viagem interplanetária e ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto”. A visita seguiu com a observação simulada do céu durante o dia e a noite, além da identificação de constelações e orientação espacial. Por fim, Carlos explicou sobre os arcos das estações, detalhando a trajetória do Sol no céu durante as diferentes estações do ano.

Atividades como essa são fomentadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Socorro e têm o objetivo de complementar o conteúdo apresentado em sala de aula. A diretora da escola, Viviane Cristina Casagrande, destacou que “os alunos aproveitaram muito o passeio, despertando seu interesse por novas aprendizagens e enriquecendo seus conhecimentos e estudos sobre astronomia”.