Alunos das Escolas Municipais visitam a instituição COPAÍBA

A Secretaria Municipal de Educação organizou uma visita para alunos das Escolas Municipais “Maria Paiva Mantovani”, “Profª Olinda de Morais Zavanela”, “Cândido Alves de Godoy” e “Visconde Soutelo” a instituição COPAÍBA, no mês de maio.

O Projeto A faz parte de uma das etapas do Sebrae, que vem sendo desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Socorro. As crianças puderam observar e desfrutar da visita monitorada acompanhada por uma Bióloga e Educadora Ambiental responsável pelo programa.

Para enriquecer o conhecimento sobre as espécies de árvores nativas, foram observados e manuseados frutos e sementes de árvores da região e abordados assuntos relacionados a frutos e sementes; a importância destes para a alimentação da fauna nativa; a importância comercial e econômica de sua preservação.

Após o conhecimento teórico, os participantes observaram e acompanharam o processo de produção de mudas no viveiro e as diversas espécies nativas produzidas. Dessa forma, puderam entender o funcionamento do viveiro de mudas e sua importância para a restauração das matas, reforçando o enfoque ecológico das matas nativas.

No segundo momento da visita, foi realizada uma trilha com os alunos na Reserva Florestal da Instituição permitindo assim uma proximidade maior com o meio natural, a fim de sensibilizá-los sobre a importância da conservação da Natureza.

Completando as atividades foram elaboradas dinâmicas, que contribuíram para aguçar os sentidos e proporcionar experiências diretas com a Natureza em busca do encantamento e da interação com o meio.

Em compromisso com a natureza, os alunos plantaram mudas de árvores nativas que tem como objetivo aproximar as crianças com a Natureza.

“Foi um momento de muita importância vivenciado pelas crianças, onde poderão argumentar e realizar atividades pedagógicas relacionadas ao tema com grande desenvoltura e riqueza de detalhes, pois aquilo que experenciamos fica guardado em nossa memória” – relata a Diretora da Escola Maria Paiva Mantovani e Escolas Vinculadas, Cristina Aparecida Oliani.