Os alunos dos quintos anos das escolas municipais realizaram, conforme cronograma enviado pelo coordenador de Polo do Saeb com as datas de 23 de outubro a 1 de novembro, as avaliações do sistema da educação básica – Saeb.
O Saeb é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País. Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, que considera o desempenho dos alunos no Saeb e os dados de fluxo escolar do Censo Escolar, fornecendo indícios sobre a qualidade do ensino ofertado.
O Saeb utiliza dois tipos de instrumentos: testes cognitivos, a serem aplicados aos alunos dos anos avaliados e questionários (impressos e eletrônicos), a serem aplicados aos alunos, professores, diretores, secretários estaduais e municipais de Educação, que coletam informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto, que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes.
Na rede municipal, o público alvo de avaliação foram os alunos dos 5º anos e a aplicação das avaliações foi conduzida por profissionais designados pelo Saeb.
“A avaliação é muito importante no sentido de melhorar a educação e garantir a continuidade e valorização das ações docentes que têm sido exitosas” – destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Maria Teixeira Beneduzzi.