Alunos do 2º ano realizam avaliação de fluência leitora

O ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino está passando por um período de avaliação de Fluência Leitora. A avaliação é promovida pela Associação Bem Comum e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Educação.

A avaliação consiste em medir a habilidade dos alunos em ler com velocidade e precisão, bem como avaliar seu potencial de compreensão. Os testes visam coletar dados sobre o processo de aquisição da fluência em leitura dos estudantes nas redes avaliadas. Os resultados obtidos permitirão identificar o nível de leitura das crianças, possibilitando a implementação de ações específicas para o desenvolvimento das habilidades individuais de cada aluno.

A aplicação dos testes envolve etapas coordenadas pela gestão de cada Unidade Escolar, seguindo as orientações do CAEd. A secretária de Educação da Prefeitura de Socorro, Daniele Silotto, destaca que “ações como essa são extremamente relevantes para monitorar a aprendizagem dos alunos, especialmente no sentido de buscar estratégias que contribuam para a alfabetização, de acordo com o que é estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

A avaliação subsidiará o ensino da leitura e garantirá uma formação sólida aos alunos desde os primeiros anos escolares, visando seu pleno desenvolvimento educacional.