As escolas da Rede Municipal de Socorro, que atendem alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram, ao longo do ano letivo, de diversas avaliações voltadas ao diagnóstico e monitoramento das aprendizagens, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
No início do ano, os alunos realizaram uma avaliação em rede, que forneceu aos professores um diagnóstico inicial. A partir desses dados, foram planejadas intervenções pedagógicas para aprimorar o processo de ensino. Durante o ano, os estudantes também participaram de três ciclos avaliativos disponibilizados na plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma ferramenta que apoia o processo educativo em nível nacional.
As avaliações, focadas em leitura e matemática, permitiram que os professores analisassem os resultados e planejassem ações para garantir o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias.
As turmas do 2º ano realizaram a Avaliação de Fluência Leitora de Entrada, que apresentou os perfis leitores dos alunos, assim como o Índice de Fluência Leitora (IFL) do município e de cada escola. Essa avaliação, promovida pela Associação Bem Comum e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, aferiu a capacidade dos alunos de lerem com velocidade, precisão e compreensão em atividades específicas.
Ainda em novembro, os estudantes do 2º e 5º anos participaram do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). As avaliações de Fluência Leitora de Saída, programadas para novembro e início de dezembro, encerrarão o ciclo avaliativo de 2024.
Essas ações são fundamentais para o monitoramento das aprendizagens e para a garantia de uma educação de qualidade. “É muito importante ações como estas, que avaliam e monitoram as aprendizagens. Elas ajudam a planejar estratégias para a alfabetização e a recomposição de aprendizagens, atendendo ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e à garantia dos direitos de aprendizagem aos alunos”, destacaram a supervisora Patrícia Oliani e a secretária de Educação, Daniele Ferreira Torres Silotto.