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Alunos do Ensino Fundamental participam de avaliações em 2024

As escolas da Rede Municipal de Socorro, que atendem alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram, ao longo do ano letivo, de diversas avaliações voltadas ao diagnóstico e monitoramento das aprendizagens, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

No início do ano, os alunos realizaram uma avaliação em rede, que forneceu aos professores um diagnóstico inicial. A partir desses dados, foram planejadas intervenções pedagógicas para aprimorar o processo de ensino. Durante o ano, os estudantes também participaram de três ciclos avaliativos disponibilizados na plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma ferramenta que apoia o processo educativo em nível nacional.

As avaliações, focadas em leitura e matemática, permitiram que os professores analisassem os resultados e planejassem ações para garantir o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias.

As turmas do 2º ano realizaram a Avaliação de Fluência Leitora de Entrada, que apresentou os perfis leitores dos alunos, assim como o Índice de Fluência Leitora (IFL) do município e de cada escola. Essa avaliação, promovida pela Associação Bem Comum e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, aferiu a capacidade dos alunos de lerem com velocidade, precisão e compreensão em atividades específicas.

Ainda em novembro, os estudantes do 2º e 5º anos participaram do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). As avaliações de Fluência Leitora de Saída, programadas para novembro e início de dezembro, encerrarão o ciclo avaliativo de 2024.

Essas ações são fundamentais para o monitoramento das aprendizagens e para a garantia de uma educação de qualidade. “É muito importante ações como estas, que avaliam e monitoram as aprendizagens. Elas ajudam a planejar estratégias para a alfabetização e a recomposição de aprendizagens, atendendo ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e à garantia dos direitos de aprendizagem aos alunos”, destacaram a supervisora Patrícia Oliani e a secretária de Educação, Daniele Ferreira Torres Silotto.

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