Os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Socorro participaram, ao longo de 2025, de diversas avaliações externas voltadas a aferir a qualidade do ensino e o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.
No final de outubro, os estudantes dos quintos anos realizaram a avaliação SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aplicada nacionalmente e utilizada para o cálculo do IDEB do município.
Em novembro, os alunos do 2º e do 5º ano participaram do SARESP, avaliação que analisa o ensino oferecido pelas escolas estaduais e municipais do Estado de São Paulo. Os resultados dos estudantes do 2º ano compõem o Índice Criança Alfabetizada.
Encerrando o ano letivo, os estudantes do 2º ano realizaram a Avaliação de Fluência Leitora de Saída, instrumento que verifica o nível leitor de cada criança e fornece dados sobre o processo de alfabetização nas escolas e no município. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada prevê que os alunos concluam a alfabetização ao final do 2º ano.

