Aniversário da Base dos Bombeiros em Socorro é um marco na segurança da cidade

Aniversário da Base dos Bombeiros em Socorro – Foto: Rafael Pompeu

Na noite dessa quarta-feira, 26 de julho, Socorro comemorou o primeiro aniversário da inauguração da Base do Corpo de Bombeiros na cidade. A solenidade aconteceu na Praça do Amanhã e reuniu representantes da Sociedade Civil, do Poder Público, das Forças Militares e a equipe do Corpo de Bombeiros.

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, incluindo o Prefeito Ricardo Lopes; o Vice-Prefeito Henrique Cézar; o Comandante do 19º Grupamento de Bombeiros, Major PM Allan Muniz de Andrade; o responsável pela Base do Corpo de Bombeiros de Socorro, 1º Sargento PM, Luis Tavares Teresa; o Comandante do 2ª Subgrupamento de Bombeiros, Capitão PM Rodrigo Barazza de Paula; o Subcomandante do 19ª grupamento de Bombeiros, Capitão PM Oswaldo Julião Junior; o representante do Comandante do Batalhão da Polícia Militar de Socorro, 1º Sargento João Guilherme Júnior; o vice-presidente Lauro Aparecido de Toledo; vereadores, secretários e diretores municipais.

Durante a solenidade, houve apresentação da tropa dos Bombeiros e a participação da Corporação Musical Santa Cecília. Os escoteiros do Clube de Aventureiros Andorinha Azul, Clube Desbravadores Guardiões da Aliança, Clube Shamah Desbravadores e Grupo Escoteiro Cavaleiro da Paz-22 fizeram agradecimentos e apresentaram seus gritos de guerra.

Na homenagem, o Sr. Edésio Minosso Bianchin, primeiro cidadão atendido pelos bombeiros na cidade, prestou seu depoimento. Também foi cortado um bolo comemorativo, preparado por alunos e professoras da Escola de Profissões “Vivendo e Aprendendo”, vinculada ao Fundo Social de Solidariedade e à Secretaria Municipal de Cidadania.

O prefeito Ricardo Lopes comentou que a celebração foi uma oportunidade para agradecer pela dedicação desses profissionais, fundamentais à promoção da segurança pública na cidade. “A importância do Corpo de Bombeiros é imensurável, destacando-se por sua atuação para preservar e salvar vidas em nossa cidade”, avalia.

A equipe do Corpo de Bombeiros em Socorro é composta por profissionais militares, vinculados à Secretaria dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São Paulo. A Prefeitura é responsável pela locação do prédio, mobiliário e materiais necessários ao funcionamento da unidade.

Desde a inauguração da base, em 26 de maio de 2022, os bombeiros atenderam 705 ocorrências, sendo 95 de incêndio, 185 de salvamentos e 425 resgates. Foram realizadas 39 palestras educativas, alcançando um público de 3.266 pessoas.