Avanço da imunização contra o Coronavírus depende do envio de doses da vacina

Governo do Estado divulgou que próxima fase, para idosos com 65 e 66 anos, começa na quarta-feira (21/04)

O Governo do Estado anunciou que os idosos com 65 e 66 anos começarão a ser vacinados contra o Coronavírus (Covid-19) a partir da quarta-feira (21/04), entretanto, a confirmação desta etapa em Socorro deverá acontecer no início da semana, dependendo da quantidade de doses enviadas ao município. “Caso a quantidade de doses seja suficiente, iniciaremos a vacinação dos idosos com 66 anos na quarta-feira (21/04) e com 65 na quinta-feira (22/04)” – informou a secretária municipal de Saúde, Indira Andrade Fedel.

O Governo do Estado divulgou ainda a vacinação de idosos com 63 e 64 anos para 29/04, e para 06/05 a imunização do grupo com 60, 61 e 62 anos, sujeito a alteração. A confirmação dessas etapas também vai depender da quantidade de vacinas disponíveis e, caso aconteça, as idades serão divididas, para evitar aglomerações: 64 anos em 29/04 e 63 anos em 30/04. Os grupos anteriores continuam sendo vacinados.

Até o meio-dia da quinta-feira (15/04), haviam sido vacinadas 6.801 pessoas em Socorro, cerca de 16,44% da população, sendo que 2.326 já receberam a segunda dose. No dia 10 de abril, Socorro recebeu 400 doses da AstraZeneca/Oxford, e no dia 13 de abril, foram 1.110 da CoronaVac.

Os profissionais da segurança pública receberam a primeira dose em Bragança Paulista. A vacinação dos profissionais de educação também continua. O pré-cadastro deve ser feito no site vacinaja.sp.gov.br/educacao. Após receber a confirmação por e-mail, o profissional deve procurar o posto de vacinação no município onde trabalha.

Vacinação

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Centro de Vacinação implantado no espaço do Clube da Melhor Idade, no Centro de Lazer do Trabalhador (atrás do Ginásio Municipal de Esportes).

Familiares de idosos acamados podem solicitar a vacinação domiciliar na unidade de saúde que atende o bairro. Para receber a dose, é necessária a apresentação do CPF, documento com foto, Cartão Cidadão ou comprovante de endereço no nome do idoso.

Portadores de doenças reumáticas imunomediadas; pacientes oncológicos, transplantados e demais pacientes imunossuprimidos; gestantes e lactantes (profissionais de saúde), dentro da faixa etária que está sendo imunizada, devem apresentar carta do médico autorizando a vacinação.