Biblioteca de Socorro recebe certificação e faz parte do Sistema de Bibliotecas Públicas Nacionais

Palácio das Águias

A Biblioteca Pública de Socorro “Profa. Esther de Camargo Toledo Teixeira” agora faz parte do Sistema de Bibliotecas Públicas Nacionais. A certificação traz grandes perspectivas de crescimento à biblioteca, possibilitando a participação em eixos de fomento específicos para bibliotecas no que se refere a recursos federais.

Localizada no Palácio das Águias (Rua Campos Sales, 177, Centro), a Biblioteca de Socorro possui um acervo diversificado e um ambiente acolhedor, ela se tornou um ponto de encontro para os amantes da leitura e da cultura local. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, proporcionando acesso facilitado aos moradores e visitantes.

Até então, a biblioteca não constava no cadastro nacional, embora participasse do sistema estadual SisEB. No entanto, graças à mobilização da equipe da biblioteca, composta por Cida, Iolanda, Ditinha, Lorena e Eduardo. Agora a instituição pode pleitear recursos em Brasília e aproveitar as oportunidades oferecidas pelos editais de fomento a bibliotecas em todo o Brasil. Além disso, ao constar nas estatísticas nacionais, como o IBGE, a biblioteca ganha maior visibilidade e reconhecimento.

O responsável pela Biblioteca Municipal de Socorro, bibliotecário Fábio Godoi, destaca que o trabalho começou com o levantamento da documentação necessária junto à Prefeitura e à Câmara Municipal. “Dentre os documentos exigidos, estavam a história da biblioteca, o site oficial, o catálogo online do acervo disponível ao público, além do diploma do responsável pela biblioteca. Dados da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal também foram fornecidos”.

Fábio também afirma que, “com a certificação, a biblioteca ganha a possibilidade de participar de projetos de fortalecimento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, modernizar suas instalações e aprimorar a formação de seu pessoal, buscando sempre o melhor atendimento e a promoção do conhecimento”.

Com seu papel fundamental na disseminação da cultura, da informação e do prazer da leitura, a Biblioteca de Socorro se consolida como um espaço de encontro, aprendizado e enriquecimento para toda a comunidade.