A conscientização e a prevenção são essenciais para o combate à dengue. Nesse sentido, a Prefeitura de Socorro mobilizou equipes de diversos setores para ampliar o trabalho de eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Os profissionais da vigilância epidemiológica atuam em ações educativas nas escolas de Socorro, visando orientar crianças e adolescentes para os riscos da doença e sobre a importância de eliminar os focos de reprodução do mosquito transmissor.
Dentre as iniciativas, também estão sendo feitas visitas a empresas e residências. A colaboração da população é fundamental, recebendo os agentes de saúde e permitindo a vistoria de possíveis criadouros.
Para combater a dengue, é necessário eliminar os locais propícios à proliferação do Aedes aegypti. Medidas simples como não acumular água em recipientes e manter a limpeza de áreas externas são essenciais na prevenção da doença. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça e muscular, manchas vermelhas na pele, entre outros.