Pular para o conteúdo

Campanhas de vacinação contra poliomielite, gripe e Coronavírus continuam nas unidades de saúde


O serviço de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Socorro informa que estão sendo realizadas as campanhas de vacinação contra poliomielite, gripe influenza e Coronavírus (Covid-19).

Poliomielite e Multivacinação

No último sábado (20/08), aconteceu o Dia “D” da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de quinze anos, no Centro de Saúde. Foram vacinadas 445 crianças menores de cinco anos, contra a poliomielite. Além disso, 757 crianças e adolescentes participaram da Multivacinação, dos quais 404 tiveram a caderneta de vacinação atualizada.

A Campanha de Multivacinação e Poliomielite teve início em 10 de agosto e, até a última segunda-feira (22/08), haviam sido vacinadas 514 crianças menores de cinco anos. Foram analisadas as cadernetas de vacinação de 918 crianças e adolescentes menores de 15 anos, dos quais 511 tiveram seu esquema vacinal atualizado.

O objetivo da campanha é atingir uma cobertura acima de 95% para vacina contra poliomielite, até o momento foram vacinados 23% do público-alvo.

A Vigilância em Saúde alerta aos pais ou responsáveis para que procurem uma das unidades de saúde para imunizar as crianças entre 1 e 4 anos.

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus, que pode infectar crianças e adultos. A doença ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro e pode causar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença. A vacinação é segura e pode salvar vidas!

A vacinação segue até dia 09 de setembro nas seguintes unidades de saúde: Centro de Saúde, ESF Aparecidinha, ESF Jardim Araújo, ESF Santa Cruz, ESF Oratório, ESF Salto, ESF São Bento e ESF Vila Palmira das 8h às 15h. É necessária a apresentação de caderneta de vacinação e documentos.

Coronavírus (Covid-19)

A vacinação contra o Coronavírus (Covid-19), segue para os seguintes grupos:

4ª Dose: População acima 40 anos e profissionais da saúde, que tenham recebido a 3ª dose há quatro meses ou mais; 3ª dose: População acima de 12 anos, que tenham recebido a 2ª dose há quatro meses ou mais; 1ª e 2ª dose: População acima de 5 anos; 1ª dose para crianças de 3 e 4 anos que tenham comorbidade ou deficiência.

Pessoas Imunossuprimidas acima de 12 anos, podem receber a 4ª dose após quatro meses da última dose recebida; Pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos, podem receber a 5ª dose após quatro meses da última dose recebida.

A relação de condições consideradas imunossuprimidas está disponível no site https://www.saude.socorro.sp.gov.br.

Atualização para quem recebeu a 1ª dose com a vacina da Janssen:

Pessoas de 18 a 39 anos ou mais, que tenham o esquema inicial com DU (Janssen) e uma dose adicional, devem receber a 2ª dose adicional, desde que já tenham completado 4 meses da última dose.

Pessoas com 40 anos ou mais, que tenham o esquema inicial com DU (Janssen) e duas doses adicionais, devem receber mais uma dose adicional, desde que já tenham completado 4 meses da última dose.

A vacinação contra Coronavírus (Covid-19), acontece nas seguintes unidades de segunda a sexta-feira, da 8h às 14h: Centro de Saúde, ESF Parque Ferrúcio/Aparecidinha, ESF Jardim Araújo/Teixeira, ESF Jardim Santa Cruz, ESF Oratório, ESF Salto, ESF São Bento e ESF Vila Palmira. Algumas unidades realizam a vacinação mediante agendamento prévio, para evitar desperdício de doses.

Para receber a dose, é necessária a apresentação de documento original com foto que tenha o número do CPF e comprovantes de doses anteriores da vacina.

Gripe Influenza

A campanha de vacinação contra Influenza segue enquanto durarem o estoque nas unidades de saúde. Pessoas acima de 6 meses podem receber a dose.

Unidades: Centro de Saúde, ESF Aparecidinha, ESF Jardim Araújo, ESF Santa Cruz, ESF Oratório, ESF Salto, ESF São Bento e ESF Vila Palmira das 8h às 15h. Apresentar caderneta de vacinação e documentos.

Compartilhe:
Top