Cases da área da saúde de Socorro são apresentados em congresso

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Socorro participou do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. O evento teve como tema “35 anos do SUS: caminhos para equidade, universalidade e integralidade na conjuntura atual” e foi realizado entre os dias 15 e 17 de março, na cidade de São Pedro/SP.

Em paralelo ao congresso, aconteceu a 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 12º Prêmio David Capistrano. A saúde de Socorro foi representada por cinco trabalhos: “A farmácia clínica na qualificação do cuidado em saúde nas UBS da zona rural”; “Campanha Fique Sabendo: influência do local e horário na faixa etária dos testados”; “Monitoramento de cilindro e concentrador de oxigênio no município de Socorro/SP durante a pandemia”; “Desacelera: percebendo a vida com outro ritmo na academia da saúde” (projeto que recebeu menção honrosa na edição de 2022 do Prêmio David Capistrano)” e “Semana da Saúde: espaço de valorização e fortalecimento de vínculos dos profissionais do SUS”, sendo o último apresentado pela secretária de Saúde de Socorro, Elisângela Marciela Lopes.

Elisângela destacou a importância de participar e promover o trabalho realizado pela saúde em Socorro. “Ao apresentar ações da nossa cidade, contribuímos para a troca de experiências, diálogo e comunicação entre os 645 municípios paulistas”, avalia.

O congresso foi promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP e contou com a participação de gestores municipais, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, além de acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores e técnicos.