CBH Rio Grande cria grupo de trabalho em busca de soluções para contaminação no Rio do Peixe

A Prefeitura de Socorro foi representada na 21ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Rio Grande), realizada em Poços de Caldas/MG no último dia 04/12. Entre os tópicos discutidos, destaca-se a aprovação da deliberação que institui o Grupo de Trabalho (GT) de Acompanhamento da Contaminação do Rio do Peixe.

O GT, composto por 15 integrantes, incluindo entidades como Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), tem como missão buscar soluções para a contaminação do Rio do Peixe.

O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, Tiago Sartori, comentou que “as metas do grupo incluem promover discussões com entidades responsáveis pelo controle e fiscalização, elaborar relatórios detalhados e apresentar soluções consensuais para cessar a contaminação”.

A Bacia Hidrográfica do Rio Grande, situada entre Minas Gerais e São Paulo, abrange 393 municípios. Socorro, por meio da Prefeitura Municipal e das ONGs GEA e Copaíba, contribuirá ativamente no GT, fortalecendo esforços para enfrentar os desafios relacionados à contaminação hídrica na região.